quarta-feira, 17 de novembro de 2010

IREMOS NAVEGAR COM MUITO PRAZER NA LITERATURA CONTEMPORÂNEA PORTUGUESA

O CONVITE QUE FAÇO É MAJESTOSO


APÓS LEITURAS SOBRE A LITERATURA CONTEMPORÂNEA PORTUGUESA - PROSA E POESIA, DEPOIS DE CONHECER DE FERNANDO PESSOA SEUS HETERÔNIMOS ATÉ JOSÉ SARAMAGO VAMOS JUNTOS PARTILHAR NOSSO APRENDIZADO, ENRIQUECENDO NOSSO CONHECIMENTO E PARTILHANDO O ENSINAR X APRENDER.


1. Busque em sites educacionais informações sobres as questões acima elencadas;

2. Juntamente com mais dois colegas façam comentários sobre o que aqui encontra postado e o que por vocês foi pesquisado e também postado junto com seus conhecimentos;

3. Visite a postagem de outros colegas e ârgumentem, contra argumentem sobre o que você aprendeu e o que seu colega disse a respeito dos assuntos estudados;

4. Vocês sabem que o processo da aprendizagem ocorre em conjunto aqui aprendemos juntos.

LEIAM COM CARINHO O POEMA A SEGUIR E COMENTEM O QUE ELE REMETE.

Fernando Pessoa: "Mar português"


Ó mar salgado, quanto do teu sal
São lágrimas de Portugal!
Por te cruzarmos, quantas mães choraram,
Quantos filhos em vão rezaram!
Quantas noivas ficaram por casar
Para que fosses nosso, ó mar!

Valeu a pena? Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena.
Quem quer passar além do Bojador
Tem que passar além da dor.
Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
Mas nele é que espelhou o céu.



Boa sorte!!!

Boa postagem !!!

Raimar Santos Leite.

47 comentários:

  1. CENTRO EDUCACIONAL PROFESSOR RÔMULO GALVÃO
    ALUNA: MICHELLE FELIZARDA SANTANA
    SÉRIE: 3° TURMA:C

    O poema "Mar Português" é um lindo poema que trata das grandes navegações.
    Todos nós sabemos que há muitos anos atrás (exatamento entre os séculos XV E XVI) Portugal juntamente com a Espanha lançaram grandes navegações em busca de riquezas, terras e caminhos para Índias...
    Com base nesse conhecimento histórico, pude entender que ao as navegação significava glória para Portugal mas ao mesmo tempo trazia muita tristeza aos familiares dos tripulantes das navegações que ficavam dias em alto mar, e as famílias sem notías... e muitas desgraças aconteciam como os naufrágos, etc...
    mas no final, mesmo com muitas dores, valeu a pena... como o autor mesmo diz e nossa querida professora sempre ressalta essa frase em nossas aulas: "Tudo vale a pena se a alma não é pequena"
    então, o preço da glória era a dor.
    E mesmo com tantos perigos que Deus colocou no mar, é nelo que reflete o céu!

    ResponderExcluir
  2. CENTRO EDUCACIONAL PROFESSOR ROMULO GALVAO ALUNA: JOCIMARA ALMEIDA SERIE 3ANO[A] o poema relata a historia de portugale seus tripulantes que deixaram familiares e foram atras de grandes riquezas e conquistas visando assim independencia.para eles o preço da gloria era a dor batalharam,sofreram, mas conseguiram afinal, do que vale a vida se ela nao for um pouco sofrida.

    ResponderExcluir
  3. CEPROG
    Aluna:Gleice Luz
    Série:3ºB
    Disciplina:Português
    Docente:Raimar Leite

    O poema relata o sofrimento das famílias que viam alguns de seus parentes se arriscarem em alto mar como aventureiros.
    Se os seus sonhos eram grandes, valeu a pena tudo o que passaram. Tiveram que sofrer para ter a vitória, pois não há vitória sem luta!
    E se por um lado o mar é tão assustador, por outro é encantador, como um espelho do céu.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Centro Educacional Professor Rômulo Galvão
    Turma: 3º ano B
    Nomes: Rute Meire Costa Rocha e Ivanessa Jesus Almeida

    MAR PORTUGUÊS - FERNANDO PESSOA

    O sofrimento do povo de Portugal na Era das Grandes Navegações serviram de inspiração para o poeta Fernando Pessoa. De acordo com ele o mar era doce e tinha ficado salgado por causa das lágrimas do povo português.

    ResponderExcluir
  6. Centro Educacional Professor Rômulo Galvão
    Turma: 3º B
    Nome: Aline de Almeida Brito

    A superação dos perigos do mar para o português seria uma forma de conquista pessoal. O poema gira em torno disso, superação.

    ResponderExcluir
  7. CEPROG
    Série:3º Ano C Turno: Matutino
    Nome: Rosangela magalhães


    Este poema de Fernando pessoa, ele inspirou em retratar no poema o sofrimento do povo de portugal na era das grandes navegações. Segundo ele, o mar era doce e ficou salgado com tantas lágrimas do povo português.
    Com a frase "quem quer passar além do bojador;tem que passar além da dor",ele quiz imortalizar o lado doloroso e trágico dos heróis portugueses.

    ResponderExcluir
  8. CEPROG
    Alunas: Jessica Francielle, Marcleia e Maria Gabriela
    turma: 3ºB turno: matutino

    Concordo plenamente com Rosangela do 3º B o Poema re
    Um poema, sobre a época gloriosa de Portugal os descobrimentos! Refletem tuas conquistas além do mar, tantas dores de seus familiares, no entanto tantas glórias que pra eles valeu a pena fazer parte da historia de Portugal.
    Mais um poema espetacular, de Fernando pessoa.

    Concordo plenamente com Rosangela do 3º B. Como disse anteriormente, o Poema reflete as dores das esposas, das mães, ou seja, da família que teve seus filhos aventurando suas vidas ao mar em busca de descobertas.

    ResponderExcluir
  9. Ceprog
    Aluno:wagner alexadre
    Serie:3º turma:Bº

    Segundo Fernando pessoa o mar era doce, ficou salgado com as lágrimas do povo português. Para imortalizar o lado doloroso e trágico dos heróis portugueses, Fernando Pessoa escreveu: “quem quer passar alem do Bojador. Tem que passar além da dor”. Sem Fernando Pessoa, sem Camões, os heróis portugueses seriam menos grandiosos. O artista valoriza os sentimentos de um povo e engrandece uma nação. Dá cor, sabor e imortaliza.E sempre um prazer comentar no seu blog professora Raimar.

    ResponderExcluir
  10. Ceprog.
    Ana Paula Souza Conceição. 3 Ano A.

    Raimar, O Poema Mar Vermelho fala sobre: Como bem indica esta pessoana de renome, o poema «Mar Português» surge na continuação do que é a Mensagem. No entanto, e se tal for possível, é ainda mais hermético do que aquela, porque se na Mensagem se invoca o Mar Português ainda físico da conquista e depois lentamente transcendental do espírito, no poema «Mar Português» a invocação é já plenamente transcendental, focada na importância da obra do próprio Fernando Pessoa num futuro renascer da alma nacional.

    ResponderExcluir
  11. Centro Educacional prof. Rômulo Galvão
    Aluna: Aline Ferreira dos Santos
    Série: 3°ano Turma: ‘B’ Turno: matutino


    A poesia expressa que o mar na verdade era doce,mas com tantas lágrimas dos portugueses ficou salgado,reflete tuas conquistas além do mar.A inovação é já plenamente transcendental,focada na importância da obra do Fernando Pessoa

    Quero lhe agradecer por sempre nos iluminar com eu saber professora Raimar, é sempre um prazer postar em seu blog te adoro... bjoss...Aline.

    ResponderExcluir
  12. CENTRO EDUCACIONAL PROFESSOR RÔMULO GALVÃO
    ALUNO: MAXCIEL JESUS DOS SANTOS
    SERIE: 3°ANO TURMA: A TURNO :MATUTINO

    A poesia relata um momento dramatico entre as familias, as perdas que as familias tinha em deixa seu filhos para trás.É percebe que o artista valoriza os sentimentos de um povo e engrandece uma nação. Dá cor, sabor e imortaliza.

    ResponderExcluir
  13. CEPROG
    Aluno: Felipe Rios Barreto
    Série: 3°ano B


    No poema Fernando Pessoa retrata a dor do povo português causada pelas aventuras nos oceanos, durante o período das Grandes Navegações.

    …Portugal, tuas conquistas de além mar, tantas dores e glórias… o poeta português ressuscita em brados/clamores, a saga lusitana, afinal, tudo vale a pena…”se a alma não é pequena…”.

    ResponderExcluir
  14. CEPROG
    Série: 3 ª B Aluno: Cleiton Barbosa Rocha

    Fazendo analogia ao Poema citado, o que pude observar que navegações portuguesas junto com a Espanha se deslocavam de seu pais de origem em buscas de riquezas, hoje o que se percebe, é que não grandes navegações mas sim, pequenos grupos de pessoas se deslocam de seu pais em busca de uma melhor condição de vida , deixando para traz familiares, que ficavam ansiosos com a volta dos mesmos , com muita dor, era de se esperar desgraça ou gloria, como ressalta o poema “tudo vale apena se alma não é pequena” .

    ResponderExcluir
  15. ceprog
    aluna:maiane viana costa
    serie:3º turma:bº

    Neste poema Mar Português, Fernando Pessoa chama a atenção do povo português para a importância do mar para nação, devido ao fato de seus homens terem ido em busca das conquistas além mar. Tudo isso acontece em nome de um progresso e de um sonho. A superação dos perigos do mar, para o português, é símbolo da conquista.A superação da dor é a superação da alma.e relata como as mães sofreram a distância de seus filhos, os filhos tiveram que amadurecer precocemente para realizar as funções sociais de seus pais, as moças ficaram abandonadas pelos seus amantes. E acho que os versos
    "Valeu a pena? Tudo vale a pena
    Se a alma não é pequena."
    diz tudo quanto é o ser humano, se quiser algo terá que lutar. E os portugueses, tiveram o "mundo" por não deixar que o medo vencesse sobre eles.

    ResponderExcluir
  16. CENTRO EDUCACIONAL PROFESSOR ROMULO GALVÃO
    ALUNA: janaele nogueira dos santos
    serie: 3 ano B

    O poema retrata as dores do povo português causadas pelas aventuras no além-mar, durante o período que ficou conhecido como Era das Grandes Navegações. É fala também os sofrimentos das familias que viam os seus parentes iriam em aLto mar..
    É relatar quer todo o ser humano quer que algo , dever lutar pra conquista..
    "Valeu a pena? Tudo vale a pena
    Se a alma não é pequena."

    ResponderExcluir
  17. Ceprog
    Aluna:Juliana Série:3ºB


    Segundo Fernando pessoa A poesia expressa que o mar na verdade era doce,mas com tantas lágrimas dos portugueses ficou salgado,reflete tuas conquistas além do mar.
    Tudo isso acontece em nome de um progresso e de um sonho. A superação dos perigos do mar, para o português, é símbolo da conquista...

    ResponderExcluir
  18. CENTRO EDUCACIONAL PROFESSOR ROMULO GALVÃO
    ALUNA: Gabriel Pereira
    serie: 3 ano B

    O poema retrata as dores do povo português causadas pelas aventuras no além-mar, tudo isso acontece em nome de um progresso e de um sonho.De acordo com ele o mar era doce e tinha ficado salgado por causa das lágrimas do povo português..

    ResponderExcluir
  19. ceprog
    aluna:iêda silva costa
    serie:3ºano B


    O poema fala sobre uma grande aventura de homens portuguêses que se aventuravam no oceano em busca de grandes aventura.


    Também fala sobre o sorfrimento das familias que ficam distantes de seu filhos e as noivas longe de seus amados...

    Mais também "tudo vale a pena se a alma nao é pequena"

    ResponderExcluir
  20. Mar Português onde Fernando Pessoa fala das dores do povo português causadas pelas aventuras no além-mar, durante o período que ficou conhecido como Era das Grandes Navegações.
    Aventureiros ,eles seguiam em busca de ampliar o mercado portugues e a realização de seus objetivos ia mais alem do que poderia..Eram capazes de abandonar familia, filhos e esposas.Alguns prometiam voltar e nao conseguiam cumprir , afinal essas metas requeriam muita força fisica , as quais nem sempre atingidas, levava a morte desses portugueses em alto -mar..
    e Aqueles que conseguiam como cita fernando,"nele é que se espelhou o céu" levavam o triunfo ao mercado do país , e historias para contar

    ResponderExcluir
  21. Concordo plenamente com a primeira postagem da 'Mih'. Naquela época os portugueses visavam toda riqueza possivel, a necessaria e nao necessaria.Proucuravam por comercios de ouro,prata e etc..Com toda essa meta, eles descobriam lugares e paises jamais vistos e relatavam todos seus detalhes..
    Entao quando fernando cita o ex de passar alem da dor, nada mais é do que o sucesso que eles conseguiam aventurando em buscar de riquezas naturais e proporcionando melhoras ao país no mercado interno e externo..

    ResponderExcluir
  22. A poema nós revela uma grande aventura e ao mesmo tempo um grande tormento de famílias que deixam sua casa e vão em alto mar muitas vezes pelo seu sustento, ou em viagens deixando assim pessoas apavoradas, mãe,noivas que não se casaram há espera de alguém que não vêem, orações que forão em vão.Assim só nos resta uma pergunta.Valeu a pena ?
    Vale a pena quando fazemos de coração, e a humildade estiver acima de tudo pois tudo vale a pena se a alma não é pequena . Pois o mar é um lugar que no mesmo tempo nos traz dor é um quadro de grande alegria, pois foi Deus que criou.

    ResponderExcluir
  23. ALUNA:flavia tolentino nossa
    ano:3°c

    o poema "potuguês" é um poema bem interesante que esse poema pode se compara -se com o episodio "despedida das naus em BELÈM" e de " os lusìadas"pois as lagrimas de portugal que era doce se tornaram salgado o mar,são as mesma que os familiares parentes sofreram com a partida dos marinheiros para a aventura maritima.

    ResponderExcluir
  24. camila emes rocha novais
    3 ano c matutino

    Mar Português é um dos poemas mais famosos de Fernando Pessoa. O poema foi publicado no seu livro Mensagem que é um grande poema divido em três partes: Brasão, Mar Português e O Encoberto. Mar Português debruça-se sobre a época das grandes navegações, batendo à porta de figuras como o Infante D. Henrique, Vasco da Gama e Fernão de Magalhães

    ResponderExcluir
  25. TINNA CARVALHO 3°A
    O poema nos mostra que nãofoi assim tao fácil navegar no mar, mas que também teve momentos de sofrimento e nem só por isso o mar deixou de ser tao especial

    ResponderExcluir
  26. CEPROG
    Aluno: Elder oliveira Turma: 3ºB

    Mar português

    O poema de fernando Pessoa tem o objetivo de nos mostrar o quanto foi importante a vinda dos portugueses- a mãe do Brasil- para nosso pais e retrata os desafios sofridos por eles, e o quanto valeu apena descobrir um pais como o nosso e acreditar em seu potencial.

    ResponderExcluir
  27. CEPROG
    Aluno: Luan da Silva 3ºB

    Mar português

    O poema de Fernabndo pessoa nos faz refletir sobre o que acreditamos e o que queremos, ou seja, os nossos ideais para chegarmos à conquista plena e objetiva, pois é preciso acreditar e lutar pelo que desejamos, porque tudo vale a pena quando nossa alma não é pequena. Diante disso tudo o que vivemos está ldgado as nossas conquistas,pois tudo no final vale a pena.

    ResponderExcluir
  28. ALUNAS:LUANA AGUILAR,KATIA OLIVEIRA,ERICA TOQUATO
    SERIE:3 ANO A

    COMENTARIO SOBRE O POEMA DE FERNANDO PESSOA

    O MAR PORTUGUES
    VALEU A PENA?TUDO VALE A PENA SE A ALMA NÃO É PEQUENA,DIZ TUDO QUANTO È O SER HUMANO SE QUIZER ALGO TERA QUE LUTAR.É INCOMPARAVEL EM SIM PLICIDADE E BELEZA.O BOJADOR SIMBOLIZA TODOS OS DESAFIOS QUE TEVE QUE VENCER NO ESFORÇO DAS DECOBERTAS INDEPENDENTEMENTE DO CUSTO HUMANO.

    ResponderExcluir
  29. O poema Mar Português é um poema que trata das grades navegações, onde posso lembra-me das caravelas de comombo e outas que vieram de portugal e atracaram aqui.e no século XV E XVI) Portugal e Espanha vinheram com grandes navegações em busca de nossas riquezas,e boas terras e caminhos para Índia. sei e posso imaginar que esses grandes barcos (navegações) foram que troxe o descobridor de nossas terra chamada Brasil.

    ceprog
    YASKARA LEAL
    3 ANO B

    ResponderExcluir
  30. querida profª Reimar quero te parabénizar por essa iniciativa, pois eu particulamente aprendir muito, sei q esse ano foi muito produtivo para a minha vida eduacional, pois foi atravez de seu método de aprendizado pelo seu blog que eu aprendir muito onde poderei levar para vida inteira, pois eu bem sei que a única coisa q levamos conosco quando morremos é o aprendizado.
    obrigado por tudo.
    att: Y áskara leal.
    ceprog
    3 ano b

    ResponderExcluir
  31. ALUNA:francielle rodrigues
    ano:3°c

    O poema de Fernando pessoa relata sobre familiares que se despede para uma grande navegação em auto mar.retrata tambem do sofrimento de cada um,dos filhos,mães e noivas.e tambem um poema muito sentido para os leitores por causa da despedida e da partida dos filhos.

    ResponderExcluir
  32. Centro Educacional Professor Rômulo Galvão.
    Aluna: Sabrina Rocha Souza, 3° Ano C

    O poema Mar Português de Fernando Pessoa, dar ênfase ao lado trágico e doloroso dos heróis portugueses. A dor de suas famílias, e a força desses lutadores, que por mais tristes, solitários, não deixavam se abater pelas tristezas da vida, e não perdiam as esperanças de vencer as lutas e sonhos de conquistas!

    ResponderExcluir
  33. Ceprog
    Aluna:Sandra Pereira Série:3ºAno C

    O poema de Fernando Pessoa,Mar Português,relata o sofrimento das mães,esposas dos navegadores em Portugal, que saiam em busca de descobertas em novos continentes.Em uma dessas saidas,que foi descoberto as indias,como a Miclele já relatou.Esse mar,foi de grande importância para nossa história ,muitas lágrimas foram derramadas sobre ele,mas foi de grande vália.

    ResponderExcluir
  34. Centro Educacional Professor Rômulo Galvão Alunos:Eduardo da Silva Santos Série:3ª Turma: “ C “
    Mar português – Fernando pessoa

    É um poema que serviu para retratar uma historia, que foi um marco histórico em que Vasco da Gama saiu de Portugal em busca de conquistas territóriais,para que haja um absoluta concentração de poder nas mãos do país, e através do poema lembramos com precisão de como foi essa trajetória. Mas o poema dá uma maior ênfase para aqueles que ficaram para trás e que não sobreviveram em auto mar , onde desastres e desgraças ocorreram, e no poema faz a grande pergunta que todos conhecem: “Valeu a pena? Tudo Vale a pena se a alma não é pequena”

    ResponderExcluir
  35. Centro Educacional Prof° Rômulo Galvão
    Aluna: Gabriela Oliveira Santana
    Série: 3º ano Turma: “B”
    Prof°: Raimar Leite

    O poema “Mar Português”é um poema muito lindo e muito interessante.Fala sobre as grandes navegações, que mostrar sobre as épocas de Portugal em épocas de glória.Retrata os ritmos português como as cantigas medievais, pois Portugal ocupou um destaque durante o mundo entre os séculos XV e XVI e ao imenso oceano. Ela fala que tudo fale a pena se a alma não é pequeno.Varias pessoas desistiram de tudo por aventuras no mar.

    ResponderExcluir
  36. CENTRO EDUCACIONAL ROFESSOR ROMULO GALVAO ALUNA:MARCILENE 3ano[A] o poema relata sobre grandes navegaçoes e tambem seus tripulantes que eram filhos,noivos,que deixaram tudo para traz e foram em busca de conquistar os grandes mares e fazerem novas descobertas.esse e um poema retratado sobre a historia de portugal que conta a historia dele mas de maneira poetica que enfatiza ainda mais a historia desse grande homem.

    ResponderExcluir
  37. CEPROG
    Aluna: Marcleia Mendes
    Turma: 3ºB

    Segundo o poema, o mar ficou salgado com as lágrimas dos familiares que la ficou com um grande aperto no peito sem saber se voltariam com vida para Portugal. Para imortalizar o lado doloroso e trágico dos heróis portugueses Fernando Pessoa transformou a historia em poema, valorizando os sentimentos de um povo que engrandece uma nação.

    ResponderExcluir
  38. Ceprog
    Aluna:Aline Abutrab Série:3ºB

    Segundo o poema, o mar ficou salgado com as lágrimas dos familiares que la ficou com um grande aperto no peito sem saber se voltariam com vida para Portugal.É um poema que serviu para retratar uma historia, que foi um marco histórico em que Vasco da Gama saiu de Portugal em busca de conquistas territóriais,para que haja um absoluta concentração de poder nas mãos do país, e através do poema lembramos com precisão de como foi essa trajetória.

    ResponderExcluir
  39. CEPROG
    Docente:Raimar Leite
    Discentes: Milena Lima
    Turma 3°C


    Lindo Poema

    Mar Português (Fernando Pessoa – 1888-1935)



    O mar era doce. Segundo Fernando Pessoa, ficou salgado com as lágrimas do povo português. Para imortalizar o lado doloroso e trágico dos heróis portugueses, Fernando Pessoa escreveu: “quem quer passar alem do Bojador. Tem que passar além da dor”. Sem Fernando Pessoa, sem Camões, os heróis portugueses seriam menos grandiosos. O artista valoriza os sentimentos de um povo e engrandece uma nação. Dá cor, sabor e imortaliza. Ao ler o texto abaixo, dá vontade de voltar a Lisboa, olhar o Tejo e imaginar as caravelas partindo em busca de sonhos.

    "Ó mar salgado, quanto do teu sal
    São lágrimas de Portugal!
    Por te cruzarmos, quantas mães choraram,
    Quantos filhos em vão rezaram!
    Quantas noivas ficaram por casar
    Para que fosses nosso, ó mar!
    Valeu a pena? Tudo vale a pena
    Se a alma não é pequena.
    Quem quer passar além do Bojador
    Tem que passar além da dor.
    Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
    Mas nele é que espelhou o céu"

    ResponderExcluir
  40. CEPROG ALUNO:MARCO AURELIO SERIE:3 ANO 'A'
    O poema de Fernando Pessoa,Mar Português,relata o sofrimento dO povo de Portugal, que saiam em busca de descobertas em novos continentes.por isso muitas lagrimas eram derramadas,mães choravam a ida dos seus filhos, muitas esposas esperavam pela volta do seu amado,sei ter a certeza da sua volta

    ResponderExcluir
  41. Centro Educacional Prof. Rômulo Galvão
    Aluna: Rayane Dos Santos Soares
    Série: 3 ano C

    Poema: Mar Português - Fernando Pessoa.

    O presente poema dá nome à segunda parte da obra Mensagem de Fernando Pessoa. Este data da época dos Descobrimentos e tem como tema central, a conquista do mar até então nunca navegado. Na primeira estrofe, o sujeito poético refere os sofrimentos passados pelos familiares dos marinheiros que partiram corajosamente rumo à aventura marítima, admitindo que as mães, esposas e filhos dos que embarcaram choraram tanto que as suas lágrimas tornaram o mar salgado. Tudo isso por um único objectivo, “Para que fosses nosso, ó mar”.

    No iniciar da segunda estrofe, Fernando Pessoa questiona se todo esse sofrimento, todo esse sacrifício por parte dos Portugueses teria valido a pena. O poeta responde à sua pergunta afirmando que sim, que quando “ a alma não é pequena”, isto é, quando se é dotado de um espírito bravo e sonhador como o dos Portugueses, nada do que se faz é em vão. Através dos últimos quatro versos do poema, o sujeito poético constata que para conseguir atingir o seu objectivo de descobrir o caminho marítimo para a Índia, o povo português teve que se sacrificar e de ultrapassar muitos obstáculos. No entanto, apesar de o mar ser perigoso e a viagem um desafio, os portugueses conseguiram chegar à Índia através dele, fazendo valer o seu esforço e dando a conhecer a sua glória a todo o Mundo.

    ResponderExcluir
  42. CEPROG
    Aluna:Miriam Pereira de Almeida
    Serie:3 c

    Lindo Poema

    Mar Português (Fernando Pessoa – 1888-1935)
    Como bem indica esta pessoana de renome, o poema «Mar Português» surge na continuação do que é a Mensagem. No entanto, e se tal for possível, é ainda mais hermético do que aquela, porque se na Mensagem se invoca o Mar Português ainda físico da conquista e depois lentamente transcendental do espírito, no poema «Mar Português» a invocação é já plenamente transcendental, focada na importância da obra do próprio Fernando Pessoa num futuro renascer da alma nacional.

    ResponderExcluir
  43. Centro Educacional Professor Rômulo Galvão Aluno:Ruan Felipe O. De Jeus
    Série:3ªA

    Mar português – Fernando pessoa
    Neste poema Mar Português, Fernando Pessoa chama a atenção do povo português para a importância do mar para nação, devido ao fato de seus homens terem ido em busca das conquistas além mar. Tudo isso acontece em nome de um progresso e de um sonho. A superação dos perigos do mar, para o português, é símbolo da conquista.A superação da dor é a superação da alma.e relata como as mães sofreram a distância de seus filhos, os filhos tiveram que amadurecer precocemente para realizar as funções sociais de seus pais, as moças ficaram abandonadas pelos seus amantes. E acho que os versos
    "Valeu a pena? Tudo vale a pena
    Se a alma não é pequena."
    diz tudo quanto é o ser humano, se quiser algo terá que lutar. E os portugueses, tiveram o "mundo" por não deixar que o medo vencesse sobre eles.

    ResponderExcluir
  44. CEPROG
    serie:3A
    Ivan Nascimento Coreiro Junior
    o texto nos da uma ideia de que o mar tem seus lados bons e maus e tambem mostra a historia dos tripulantes e suas dificuldades.

    ResponderExcluir
  45. CEPROG
    Discente: Jeremias Barreto
    Série:3ºc
    Disciplina:Português
    Docente:Raimar Leite

    Ao escrever o poema ''Mar português'' Fernando Pessoa ele relatava o momento em que Portugal estava passando, e de como aquele momento era dificil '' Ó mar salgado, quanto do teu sal
    São lágrimas de Portugal! ''.
    O poema descreve a dor dos familiares vitimas do fascismo '' Por te cruzarmos, quantas mães choraram,
    Quantos filhos em vão rezaram!
    Quantas noivas ficaram por casar
    Para que fosses nosso, ó mar! ''. Na estrofe seguinte Fernando Pessoa deixa uma frase que me causa arrepios, que era uma forma de motivar as pessoas daquela época a resistirem o fascismo em Portugal. '' Valeu a pena? Tudo vale a pena
    Se a alma não é pequena.''

    ResponderExcluir
  46. ceprog
    docentes:Raimar leite
    decentes:Elisangela viana costa
    sèrie:3ºB




    Só poderemos compreender obras poéticas, quando deixarmos nossas almas abertas à entrada do conhecimento.
    “Mar Português” de Fernando Pessoa e toda a sua simbologia astrologia é um verdadeiro mergulho nas profundidades da sabedoria e do conhecimento. Isto me faz pensar que o maior poema da vida é a vitória; o maior prêmio e a sabedoria; a maior glória é saborear a vitória depois do conhecimento – a sabedoria- riqueza triunfal do homem. Fernando Pessoa por sua vez não é apenas o poeta, tão pouco a poesia é um eterno “pedestal” da cultura portuguesa. Homem que traduziu “luz no caminho” certamente estará iluminando e fazendo perpetuar os que buscam conhecer a arte de pensar.

    ResponderExcluir
  47. Centro Educacional Professor Romulo Galvao
    Serie:3A
    Nome Jeneferson Queiros Santos

    Comentario
    Mar Portuques
    Fernando Pessoa

    Tudo vale a pena
    Se a alma não é pequena.
    Quem quer passar além do Bojador
    Tem que passar além da dor.
    Como o poema diz todo esfoço vale apena e se por um lado o mar é tão assustador, por outro é encantador, como um espelho do céu.

    ResponderExcluir