quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Caetano Veloso - Os Argonautas

69 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. CENTRO EDUCACIONAL PROFESSOR RÔMULO GALVÃO
    ALUNA: MICHELLE FELIZARDA SANTANA
    SÉRIE: 3° TURMA: C

    Os argonautas eram tripulantes de grandes navegações...
    e pelo o que eu pude observar pela letra da música, suas viagens eram realmente de muito risco
    por isso o refrão: "Navegar é preciso, viver não é preciso"
    para os argonautas, a aventura era mais importante, não importava se isso colocaria suas vidas em risco ou não.
    beijoos

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Centro Educacional Professor Rômulo Galvão
    Turma: 3ºano B
    Nome: Rute Meire Costa Rocha

    Caetano Veloso - Os Argonautas

    A letra da música de Caetano fala sobre os argonautas que, na mitologia grega, eram tripulantes da nau Argo que, segundo a lenda grega, foi até à Cólquida (hoje, Geórgia) em busca do Velo de Ouro.
    De acordo com Isaac Newton essa expedição ocorreu no ano de 939 a.C.
    50 argonautas participaram da expedição.
    bjsss

    ResponderExcluir
  5. CEPROG
    Série: 3ª B Aluno : Cleiton Barbosa Rocha

    A poesia cantada por Caetano Veloso retrata a lenda da mitologia grega “ Os Argonautas”, pelo o que podemos constatar eram tripulantes que viviam em auto mar em busca de riquezas.
    A poesia diz a respeito do cotidiano deles, que por fim era triste e muito monótono, sentiam saudade do porto e saudade do barulho da cidade dos automóveis brilhantes, diferente do barco sujo e silencioso. Por conta disso, o verso “Navegar e preciso, viver não e preciso” se torna marcante dentro desta poesia.


    Eu achei muito interessante o comentário de Michele felizarda Santana do 3ªC do coegio CEPROG , pois a visão dela sobre o poema se relaciona com a minha opinião em relação ao o que os Argonautas,desejavam

    ResponderExcluir
  6. CEPROG
    Aluna:Gleice Luz
    Série:3ºB
    Disciplina:Português
    Docente:Raimar Leite

    O pequeno trecho da música: "Navegar é preciso, viver não é preciso",também faz parte de um poema de Fernando Pessoa.
    Essa música retrata sentimentos de um tripulante, suas sensações em alto mar, tão longe da terra firme.
    Em parte concordo com o comentário de Cleiton, quando ele afirma que a música mostra o cotidiano dos tripulantes e a monotonia vivida por eles dentro da embarcação, além do anseio em chegar ao porto.
    Navegar é conduzir o seu próprio destino, ter a certeza de onde chegar; viver não é assim, pois às vezes planejamos tanto e nada sai como queríamos, pois a vida é cheia de surpresas.

    ResponderExcluir
  7. Centro Educacional profº Rômulo Galvão
    Aluna: Aline Ferreira Dos Santos
    Série: 3º ano Turma: ‘B’ Turno: matutino



    CAETANO VELOSO: Ele parece expressar bastante alegria na música de forma discreta,mas para os argonautas era muito difícil enfrentar as dificuldades parece estar em um ambiente calmo e bonito, ou seja em um barco tendo uma bela viagem, parece querer que a noite chega logo principalmente quando ele diz assim:

    “O barco!
    Noite no teu, tão bonito
    Sorriso solto perdido
    Horizonte, madrugada
    O riso, o arco da madrugada
    O porto, nada!...

    Navegar é preciso
    Viver é preciso
    Eles não se importavam com as dificuldades
    De qualquer forma eles estavam se aventurando
    Sem se preocuparem com suas vidas correndo riscos.

    ResponderExcluir
  8. Centro Educacional Professor Rômulo Galvão
    Turma: 3º ano B
    Nome: Ivanessa Jesus Almeida

    CAETANO VELOSO - OS ARGONAUTAS

    A lenda dos Argonautas ocupa um lugar muito importante na Mitologia Grega. Ele reflete as primeiras aventuras (e desventuras) dos helenos por mares desconhecidos, repletos de perigos - reais ou fantasiosos.

    E a intenção de Caetano era mostrar as aventuras desse grupo de marinheiros composto de 50 homens.

    ResponderExcluir
  9. Centro Educacional Professor Rômulo Galvão
    Turma: 3º B
    Nome: Aline de Almeida Brito

    Uma das frases nessa musica que me chamou atenção foi essa:

    "Navegar é preciso, viver não é preciso."

    De acordo com o meu ponto de vista é uma forma de dizer que a cada dia que passa você deve procurar sempre ter e alcançar seus objetivos, não esperar pelo amanha e sim fazê-lo, estando assim sempre a procura de conhecimento para si.

    ResponderExcluir
  10. ceprog
    aluno:wagner alexandre
    serie:3ª turma:B


    “Navegar é preciso; viver não é preciso”
    Eu analiso esta frase que nos passa a realidade navegar sim é uma coisa precisa, ou deveria ser pelo menos para chegar ao lugar desejado com exatidão. Já as nossas vidas não.
    . Mas de certa forma acredito que é isso que torna a vida divertida. A chance de faze algo novo, todo dia, de poder mudar tudo o tempo todo, o fato de sermos independentes, espontâneos e impulsivos.

    ResponderExcluir
  11. Colégio: Ceprog
    Aluno: Felipe Santos
    Série: 3° Ano A

    Na música Caetano Veloso aprimora a saga argonautas que descreve a perigosa expedição rumo à Cólquida em busca do Velocino de Ouro. Conta o mito que Éson havia sido destronado por Pélias, seu meio irmão. Seu filho Jasão, exilado na Tessália aos cuidados do centauro Quirón. retornou ao atingir a maioridade para reclamar ao trono que por direito lhe pertencia. Pélias então, que tencionava livrar-se do intruso, resolveu enviá-lo em busca do Velo de Ouro, tarefa deveras arriscada. Um arauto foi enviado por toda a Grécia a fim de agregar heróis que estivessem dispostos a participar da difícil empreitada. Dessa forma, aproximadamente cinqüenta jovens se apresentaram, todos eles heróis de grande renome e valor.


    o Comentario da Aluna Aline de Almeida Brito foi um dos que mais me chamou a atenção, pois mais do que analisar a música ela buscou uma reflexão de vida, incentivando ainda as pessoas a buscarem seus objetivos!

    ResponderExcluir
  12. CEPROG
    Série: 3 Ano C Turno: Matutino
    NOME:Rosangela magalhães

    Os Argonautas eram tribulantes, que só se preocupava em navegar, navegar em busca do velo de ouro.
    Como a letra da música diz "navegar é preciso , viver não é preciso," demostra que os argonautas só se preocupava em navegar em busca de seu objetivo; e por serem navegações tão perigosas, não se importava com a vida, nem mesmo com a morte.


    O comentario que eu achei muito interesante e quero parabeniza-lá é o de Michelle felizarda da minha turma 3 Ano C.Pois o comentario dela se relaciona com o meu,e ela deixa bem claro os objetivos doa argonautas.

    ResponderExcluir
  13. ceprog
    aluna:Iêda Silva Costa
    serie:3ºano B matutino


    Na mitologia grega, Argonautas eram tripulantes da nau Argo que, segundo a lenda grega, foi até à Cólquida (actual Geórgia) em busca do Velo de Ouro.

    A expedição seguiu seu rumo e aportou na Trácia, onde reinava Fineu, o adivinho, que por suas crueldades tinha obtido a cegueira como castigo dos deuses. Vivia atormentado pelas Harpias, monstros alados que perseguiam-no e roubavam todo seu alimento e por isso ofereceu ajuda aos argonautas caso estes concordassem em livrá-lo de tão grande desgraça.como a musia diz"navegar é preciso,viver nao é preciso"


    o comenterio foi de grande aprendizagem pra mim pois ele insentiva as pessoas ai sempre em busca de seus objetivos.

    ResponderExcluir
  14. CEOROG MAICO COSTA 3 ANO A :os argonautas é uma mùsica que relata as aventuras vividas por navegantes que crusaram os mares em busca primeiramente de emoçês que sò naveguando para saber. por isso achei a mùsica super intereçante pois relata os momentos bom da vida como ela è.

    ResponderExcluir
  15. Ceprog.
    Ana Paula Souza Conceição. 3 Ano. A

    Raimar, Na mitologia grega, Argonautas eram tripulantes da nau Argo que, segundo a lenda grega, foi até à Cólquida em busca do Velo de Ouro.A musica fala sobre O Barco!
    O automóvel brilhante
    O trilho solto, o barulho
    Do meu dente em tua veia
    O sangue, o charco, barulho lento
    O porto, silêncio!...

    ResponderExcluir
  16. CEPROG ALUNA:JOCIMARA ALMEIDA 3anoA Na mitologia grega, Argonautas eram tripulantes da nau Argo que, segundo a lenda grega, foi até à Cólquida (atual Geórgia) em busca do Velo de Ouro.A saga dos argonautas descreve a perigosa expedição rumo à Cólquida em busca do Velocino de Ouro. Conta o mito que Éson havia sido destronado por Pélias, seu meio irmão. Seu filho Jasão, exilado na Tessália aos cuidados do centauro Quíron, retornou ao atingir a maioridade para reclamar ao trono que por direito lhe pertencia. Pélias então, que tencionava livrar-se do intruso, resolveu enviá-lo em busca do Velo de Ouro, tarefa deveras arriscada.a musica de caetano veloso retrata a historia de tripuantes de nau argo agora conhecida como georgia q foram em busca do velo de ouro. e pra eles nao existia perigo algum por isso[navegar e preciso viver nao e preciso].

    ResponderExcluir
  17. CENTRO EDUCACIONAL PROFESSOR RÔMULO GALVÃO
    ALUNO:MAXCIEL JESUS DOS SANTOS
    SERIE:3 ANO:A

    Essa música retrata sentimentos de um tripulante, suas sensações em alto mar, tão longe da terra firme.Os Argonautas eram tribulantes, que só se preocupava em navegar, navegar em busca do velo de ouro.Na mitologia grega, Argonautas eram tripulantes da nau Argo que, segundo a lenda grega, foi até à Cólquida (actual Geórgia) em busca do Velo de Ouro,pélias então, que tencionava livrar-se do intruso, resolveu enviá-lo em busca do Velo de Ouro, tarefa deveras arriscada.a musica de caetano veloso retrata a historia de tripuantes de nau argo agora conhecida como georgia q foram em busca do velo de ouro. e pra eles nao existia perigo algum por isso,navegar e preciso viver nao e preciso.

    ResponderExcluir
  18. Centro Educacional Prof° Rômulo Galvão
    Aluna: Gabriela Oliveira Santana
    Série: 3º ano Turma: “B”
    Prof°: Raimar Leite


    A musica fala sobre uma linda paixão belo barco, a felicidade de esta vivendo uma aventura cheia de alegrias .Por para ele o barco é um automóvel brilhante ,pois ele fala:”Navegar é preciso viver não é preciso”.Ele não se contenta de tanta alegria dessa aventura esta acontecendo.Que no silêncio da madrugada ele posso seguir pensando e feliz por um imenso mar.E retrata o sentimento dele.

    ResponderExcluir
  19. Centro Educacional Prof° Rômulo Galvão
    Aluna: francielle rodrigues
    Série: 3º ano Turma: “C”
    Prof°: Raimar Leite

    A musica fala sobre os argonautas que eram tripulantes de grandes navegações que viviam em auto mar em busca de riquezas. suas viagens eram realmente de muito risco
    o refrão: "Navegar é preciso, viver não é preciso"
    relata que para eles navegar era muito importante,e que a vida não era tão importante quanto a sua aventura em auto mar.



    eu queria comentar que os comentários de rose e da michelle do 3º"C" são muito interessantes e quero parabeniza-las pois a visão delas sobre o poema se relaciona com a minha opinião em relação ao o que os Argonautas.

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. Centro Educacional Prof° Rômulo Galvão
    Aluno: Felipe Rios Barreto
    Série: 3º ano Turma: “B”
    Prof°: Raimar Leite

    Na música Caetano utiliza uma frase de Fernando Pessoa que diz: "Navegar é preciso, viver não é preciso", que significa que a navegação é algo preciso, correto, existe uma rota traçada, já nossas vidas não, muitas vezes traçamos nosso destino, e de repente tudo muda, e nada fica de acordo com o que imaginamos.

    ResponderExcluir
  22. Ceprog
    Aluna:maiane viana costa
    Serie:3º Turma:Bº



    Como sabemos os Argonautas são, na mitologia grega, tripulantes da nau Argo que, segundo a lenda grega, foi até à Cólquida (actual Geórgia) em busca do Velo de Ouro.como diz a frase “navegar e preciso viver,não e preciso”podemos perceber que os argonauta só se preocupava em navegar em busca de seu objetivo; e por serem navegações tão perigosas, não se importava com a vida, nem mesmo com a morte. Que Alcançar seus alvos, não ficar parado, não viver por viver, mas fazer a vida valer a pena, conhecer novos horizontes buscar o conhecimento profundo, enfim, viver no sentido mais pleno é preciso correr atrás de seus objetivos quantas vez nos vemos trocando planos,sonhando,imaginando,nos preparando para aquilo que gostaríamos que fosse quando menos percebemos o mundo inteiro deu voltas nada são como imaginamos antes..

    ResponderExcluir
  23. CEPROG
    ALUNA: ANA CLAUDIA DO NASCIMENTO FERRAZ
    SERIE: 3º ANO C



    PELO OQUE EU PUDE PERCEBE QUE A MUSICA RETRATA MUITOS SENTIMENTOS E MUITOAS AVENTURAS DE UM TRIPULANTE QUE CORRIAM MUITOS RISCOS EM SUAS VIAGENS ELES NAO SE PREOCUPAVAM COMA VIDA SOMENTE EM ALCANÇAR SEUS OBJETIVOS E NEM MESMO COM A MORTE E A MUSICA NOS FEZ REFLETIR SOBRE ESSE ASSUNTO TAO POLEMICO.

    ResponderExcluir
  24. CEPROG ALUNO:rodrigo caires 3anoA Os Argonautas eram tribulantes, que só se preocupava em navegar, navegar em busca do velo de ouro.
    não se importava com a vida, nem mesmo com a morte.queriam alcançar seus objetivos,sem se importar com os perigos da vida.

    ResponderExcluir
  25. CENTRO EDUCACIONAL PROFESSOR ROMULO GALVÃO
    ALUNA: janaele nogueira dos santos
    SERIE: 3 ano B

    A musica de Caetano veloso ela relatar quer navegar é preciso sim, pois de certa forma pra noís chegar em algum lugar , devemos navegar os caminhos da vida.. E também os argronautas só se preocupava em buscar sempre os seus objetivos , é muitas vezes traçamos planos , desejos e sonhos , mas no final o mundo inteiro deu voltas e nada sai como imaginamos antes..

    ResponderExcluir
  26. CEPROG

    ALUNO: Gabriel Pereira
    SERIE: 3 ano B

    Navegar sim é uma coisa precisa, ou deveria ser pelo menos para chegar ao lugar desejado com exatidão...Mas de certa forma acredito que é isso que torna a vida divertida. A chance de faze algo novo, todo dia, de poder mudar tudo o tempo todo.Navegar é procurar coisas boas da vida procurar caminhos diferentes...

    ResponderExcluir
  27. CEPROG

    ALUNA:Juliana SÉRIE:3ºB



    A poesia cantada por Caetano Veloso retrata a lenda da mitologia grega.Na música Caetano Veloso aprimora a saga argonautas que descreve a perigosa expedição rumo à Cólquida em busca do Velocino de Ouro.
    A musica de Caetano veloso relata que navegar é preciso sim, pois de certa forma para chegarmos em algum lugar , devemos navegar os caminhos da vida...

    ResponderExcluir
  28. CEPROG
    Jaqueline Vieira de Oliveira
    3ºAno A
    Turno:Matutino
    COMENTARIO DE CAETANO VELOSO
    Essa masica fala de um paraiso, das coisas que existem nela e retrata das das belas que nele existem.E nela ele fala da navegação pelo mar que é bela e conserteza para se navegar é preciso sonhar e viver para que possamos chegar em ulgum lugar que sonhamos.na música ele tambem fala da saga argonautas que descreve a expedição rumo a colquida em busca do velocino de ouro.

    ResponderExcluir
  29. Ceprog
    3º ano A
    KELLY SILVA CONCEIÇÃO
    a musica fala que navegar é preciso e viver nao é prciso esse trecho fala que para ele viajar para os lugares diferentes e sempre bom e tambem fala que o barco é um automovel brilhante valorizando o barco onde eles viajam fala que seu coraçao nao aguenta a tormenta de tanta alegria do porto conta que em suas viagens o ceu e a noite tao bonito e o sorriso solto perdido de felicidade navegar pra eles é uma alegria.

    ResponderExcluir
  30. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  31. Argonautas são, na mitologia grega, tripulantes em busca do velo de ouro..

    Logo quando caetano veloso dá á musica o titulo de argonauta ,explica o fato de ques eles viajavam em busca de
    uma espécie de carneiro de ouro que dava poderes a quem o possuía. Mas eles eram navegadores e o importante eram exercer o seu ofício, ainda que isso exigisse o sacrifício da própria vida.

    A matéria que usamos para navegar, pouco ou nada importa. O que verdadeiramente importa é o que descobrimos em cada saída de porto para nos guiarmos ao longo do caminho que traçamos.Aprendendo com as conquistas,aventuras, e chegando aos nossos objetivos com todo esforço possivel ...

    ResponderExcluir
  32. Ceprog
    Docente:Raiamr Leite
    Discente:sthephanny
    Série:3°b

    CAETANO VELOSO

    A letra da música refere-se de um dos mais bonitos poemas da canção popular brasileira, em uma época de repressão com tendência a abertura política. A transcrição de Fernando Pessoa cai bem neste fato brasileiro.onde não se importava com os comentários onde se faziam do mesmo pois o cotidiano dos tripulantes e a monotonia vivida por eles dentro da embarcação se mantiam em anseio para chegar ao destino.

    ResponderExcluir
  33. sthephanny


    continuação...
    Concordando com Maiane,a musica nos faz refletir sobre o verdadeiro pensamento do cantor,onde ele se baseia no poema de Fernando Pessoa,como diz a sua frase ''Que Alcançar seus alvos, não ficar parado, não viver por viver, mas fazer a vida valer a pena, conhecer novos horizontes buscar o conhecimento profundo, enfim, viver no sentido mais pleno é preciso correr atrás de seus objetivos quantas vez nos vemos trocando ''.

    ResponderExcluir
  34. Centro Educacional Professor Rômulo Galvão Aluno:Eduardo da Silva Santos Série: 3ª Turma: C

    A musica de Caetano Veloso “os argonautas “ retrata uma história da mitologia grega que fala sobre alguns tripulantes e descreve uma perigosa expedição em auto mar vivenciadas por eles em busca de riquezas.
    Estes tripulantes por sua vez tinham a navegação em busca de riquezas acima da própria vida,não se importando com os perigos.Por tal motivo é que na música o refrão se destaca “navegar é preciso,viver não é preciso”
    Sendo assim vejo que,tudo o que é relatado na musica os argonautas se refaz em um poema,refletindo as historias destes aventureiros.

    Gostaria de comentar sobre a postagem de Francielle do 3º C que me chamou a atenção pela forma de se expressa sucintamente sobre a musica de Caetano Veloso os argonautas.

    ResponderExcluir
  35. 29 de novembro de 2010 17:38

    CEPROg

    ALUNA:NILDENIR COSTA
    SÉRIE:3ano A

    A música retrata sobre a mitologia grega,tipo"OS ARGONAUTAS" o que pude observar é que os tripulantes viviam em busca de riqueza em auto mar. Tem uma frase muito interessante que ele conta é que:Navegar é preciso.
    viver não é preciso.
    Então ele quer dizer que o que, o que ele quer é só navegar e navegar então ele não se preocupavam nos perigos que iriam acontecer na vida dele.

    ResponderExcluir
  36. CENTRO EDUCACIONAL PROF ROMULO GALVÃO
    SERIE/TURMA:3B
    COMPONENTES:Luan,Elder,Roque
    Prof:Raimar
    Turno:Matutino

    A literatura portuguesa comteporãnea

    Portugal,berço de nossa lingua e cultura,pois autores como Jorge amado,Erico verissimo e Drumond de andrade deram sua comtribuição para esse reconhecimento,o que é de grande importãncia para a literatura portuguesa comteporãnea,diante a alguns obstaculos enfrentados a um tempo atrás com o regime ditadorial onde muitas obras foram sucunbidos,porém mesmo com tudo isso a literatura não deixou de existir.Autores então,com estilos e formas emcoparaveis,tornava a literatura bela e rica diferente de qualquer outra,ou seja,um marco na historia.Outros escritores e autores como Fernando pessoa e José saramago também se fazem presentes nesse marco na historia da literatura portuguesa contemporãnea.
    A literatura portuguesa no séculoXX

    No inicio do século XX,portugal viveu um periodo de intensa mudança politica e cultural.Fim da monarquia,em que sua repercussão foi enorme junto ao povo e a cultura portuguesa,os efeitos da guerra,reavivanento do sentimento nacionalista,imfluencia da corrente de Vanguarda tudo isso deu origem so Modernismo portugues ao surgimento de um dos principais autores da literatura em lingua portuguesa:Fernando pessoa(1888-1935)que alem de poetico fez diversas autorias.

    ResponderExcluir
  37. CENTRO EDUCACIONAL PROF ROMULO GALVÃO
    SERIE/TURMA:3B
    Nome:Roque marques santos
    Prof:Raimar
    Turno:Matutino
    CAETANO VELOSO

    A musica de caetano veloso que retratar que mesmo na vida pode ser uma mitologia,retratando que mesmo a vida e feita de escolhas,que devemos sermos como um rio ser claros e correntes deixar a vida nos levar,a onde quiser ir.

    A musica de Caetano Veloso “os argonautas “ retrata uma história da mitologia grega que fala sobre alguns tripulantes e descreve uma perigosa expedição em auto mar vivenciadas por eles em busca de riquezas.
    A letra da música refere-se de um dos mais bonitos poemas da canção popular brasileira, em uma época de repressão com tendência a abertura política.
    A poesia cantada por Caetano Veloso retrata a lenda da mitologia grega.Na música Caetano Veloso aprimora a saga argonautas que descreve a perigosa expedição rumo à Cólquida em busca do Velocino de Ouro.

    ResponderExcluir
  38. Centro Educacional profº Rômulo Galvão
    Aluna: Camila Emes Rocha Novais
    Série: 3º ano Turma: C Turno: matutino



    Uma das Musicas mais Legais do Caetano, Parte dela e sobre os Argonautas, guerreiros, que buscavam o Velo de ouro, navegando no oceano, vivendo muitas aventuras!
    Trata-se de um dos mais bonitos poemas da canção popular brasileira, em uma época de repressão com tendência a abertura política. A transcrição de Fernando Pessoa cai bem neste fado brasileiro.

    ResponderExcluir
  39. CEPROG
    Aluna: Jessica Francielle
    Turma: 3ºB

    Caetano Veloso fez esta canção em homenagem aos navegadores, descobridores do novo mundo.
    A musica fala sobre correr atrás dos nossos sonhos, de lutar por aquilo que acreditamos seja qual for a conseqüência. Acredito que é isso que torna a vida mais emocionante. A chance de faze algo novo, todo dia, de poder mudar tudo, seguindo em frente fazendo e refazendo o nosso destino com o coração e a intuição e podendo mudar o que não estiver de acordo, porque afinal o nosso destino e agente é que faz.

    ResponderExcluir
  40. ALUNA:KATIA OLIVEIRA
    SÉRIE:3 ANO A

    A MÚSICA DE CAETANO VELOSO OS ARGONAUTAS É UMA CANÇÃO QUE NOS FAZ REFLETIR;NAVEGAR SIM É PRECISO OU PELO MENOS FINGIR PARA QUE ASSIM PODEMOS CHEGAR NO LUGAR Q DESEJAMOS COM EXATIDÃO.JA NA VIDA É DIFERENTE QUANTAS VEZES FAZEMOS PLANOS CRIAMOS EXPECTATIVAS E SIMPLESMENTE O MUNDO DA VOLTAS E NADA DA CERTO.ESSA FOI A LIÇÃO QUE EU ADQUIRIR ATRAVES DESSA MUSICA.

    ResponderExcluir
  41. CEPROG
    Discente: Orisson Henrique Fanchioti Bressaneli
    Série: 3º ano Turno: Matutino
    Turma: A


    Navegar é o que mais precisamos para podermos alcançar nossos objetivos.
    O que Caetano diz nesta música é o simples fato de nós nunca desistirmos de nossos sonhos, sempre seguindo em frente fazendo nosso próprio destino.
    Outro caso que se pode ver nesta música é como um inicio para uma política correta, o que não pode ter dado muito certo.

    ResponderExcluir
  42. CEPROG
    Discente: Jeremias Barreto Bispo
    Série: 3 ano Turma: c


    Na mitologia grega, Argonautas eram tripulantes da nau Argo que, segundo a lenda grega, foi até à Cólquida (actual Geórgia) em busca do Velo de Ouro.(fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Argonautas)
    Na minha opinião a música composta por Caetano Veloso dar receitas de como viver a vida bem e intensamente. Como citado logo a cima os argonautas buscavam pelo ouro, na música ela tem um belo significado de como alcançarmos o nosso objetivo sem tanta ansiedade.

    ResponderExcluir
  43. pude entender que Os argonautas eram tripulantes de grandes navegações e desafios. suas viagens eram de altos riscos eles lutavam pelos os seus objetivos em busca de aventuras e até ouro. a música interpretada por Caetano Veloso nos ensina ou melhor: nos mostra que nunça devemos desistir dos nossos objetivos por mais deficel que pareça ser, temos que olhar para frente e nunça desistir ainda que as lutas sejam grades. a letra da música refere-se à poemas da canção popular brasileira, numa época de repressão com a abertura política.

    YASKARA LEAL
    3 ANO B

    ResponderExcluir
  44. Centro Educacional Professor Rômulo Galvão.
    Aluna: Sabrina Rocha Souza, Série: 3° Ano C



    Na mitologia grega, Argonautas eram tripulantes da nau Argo que, segundo a lenda grega, foi até à Cólquida (actual Geórgia) em busca doVelo de Ouro.
    A música os Argonautas, comenta a necessidade que temos de ir em busca de nossos objetivos, entrar de cabeça e alcançar, por mais que tenhamos nossas fraquezas e obstáculos pelo caminho. “É necessário Navegar e não morrer na praia”.

    ResponderExcluir
  45. Centro Educacional Professor Rômulo Galvão
    Aluna: Lucimar Santos,Série: 3ª Ano A

    Caetano veloso retratava a musica sobre a metologia grega em que certa forma pra chegar em alguns lugares, devemos ir em busca dos caminho da vida. Os Argonautas precupavam em buscar seus obgetivos, e muitos vezes fazemos muitos planos que acabam não acontecendo."Na vegar e procurar coisas boas da vida procurar caminhos diferente."mostra que nunça devemos desistir dos nossos objetivos por mais deficel que pareça ser, temos que olhar para frente e nunça desistir ainda que as lutas sejam grades. a letra da música refere-se à poemas da canção popular brasileira, numa época de repressão com a abertura política.

    29 de novembro de 2010 8:40

    ResponderExcluir
  46. Centro Educacional Professor Rômulo Galvão
    Aluna: Amanda Novais Ramos Série: 3ª Ano C


    O que pude entender que Os argonautas eram tripulantes de grandes navegações e desafios. suas viagens eram de altos e que naquele barco de noites tão bonita e até mesmo os risos da madrugada eram legais. Eu acho que mesmo assim ele foi guerreiro e acho que devemos ser assim temos que seguir os nossos sonhos e alcançar s nossos objetivos.

    ResponderExcluir
  47. Centro Eduacional Prof Rômulo Galvão
    Aluna:Sandra Pereira Série:3ºAno c

    A música de Caetano Veloso,que remete a história dos argonautas,na mitologia grega.Nela,relata as viagens em auto mar e os sonhos dos tripulantes ,que tinham como objetivo de encontrar ouro.Uma frase interessante ,que diz;"navegar é preciso,viver não é preciso".Creio eu,que aqueles tripulates,eram pessoas que tiham um só objetivo ir em busca de riquesas,não importando o que iriam passar,seja perigos em auto mar,ou mesmo em terra firme,não importando para suas próprias vidas.Eles estavam vivos,mas era como não estivessem.A vida deles se limitava apenas naquele barco com os tripulantes,em suas aventuras e enfrentando riscos e dificuldades.
    Em outro contexto :
    É preciso que sigamos um objetivo ou vários,para que possamos viver para alcança-ló.traçar metas,viver intensamente nossos sonhos."É preciso viver para poder navegar".

    ResponderExcluir
  48. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  49. CEPROG
    Discente: Aelson Malta Silva Júnior
    Série: 3 ano C

    Uma das musicas mais legais do Caetano, parte dela e sobre os Argonautas, guerreiros, que buscavam o Velo de ouro, navegando no oceano, vivendo muitas aventuras!

    Pelo o que eu pude perceber os Argonautas eran navegantes (tripulantes) que navegavan correndo altos riscos, navegar era muito importantes na vida deles.Navegar é sim uma coisa precisa, ou deveria ser pelo menos para chegar ao lugar desejado com precisão. Já as nossas vidas não.

    Quantas vezes nos vemos traçando planos, sonhando, imaginando, nos preparando para aquilo que gostaríamos que fosse e quando menos percebemos o mundo inteiro deu voltas e nada sai como imaginamos antes.

    ResponderExcluir
  50. CENTRO EDUCACIONAL PROFESOR ROMULO GALVAO ALUNA:MARCILENE 3anoA como sabemos os argonautas eram tripulantes que navegavam em alto mar em buscado velo do ouro.enfrentando dificuldades em alto mar,para eles nao existia dificuldades por isso o refra da musica e [navegar e preciso,viver nao e preciso].

    ResponderExcluir
  51. CEPROG
    Aluno:Bruno Santos
    Série:3º B
    Prof: Raimar Leite

    Argonautas eram tripulantes da nau Argo que, segundo a lenda grega, foi até à Cólquida (actual Geórgia) em busca do Velo de Ouro.
    A expedição seguiu seu rumo e aportou na Trácia, onde reinava Fineu, o adivinho, que por suas crueldades tinha obtido a cegueira como castigo dos deuses. Vivia atormentado pelas Harpias, monstros alados que perseguiam-no e roubavam todo seu alimento e por isso ofereceu ajuda aos argonautas caso estes concordassem em livrá-lo de tão grande desgraça.como a musia diz"navegar é preciso,viver nao é preciso"

    ResponderExcluir
  52. CEPROG
    Aluna: Marcleia Mendes
    Turma: 3ºB

    A canção e uma homenagem aos navegantes portugueses que se lançaram no mar adentram em seus barcos sem medo do que viria pela frente, deixando suas famílias para traz em busca de novas descobertas. Navegar é preciso, viver não é preciso, para mim este lema, adaptando-o à minha vida e à minha missão no mundo: viver não é necessário, o que é necessário é criar.

    ResponderExcluir
  53. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  54. Ceprog

    Aluna:Aline Abutrab Série:3ºB



    Argonautas eram tripulantes da nau Argo que, segundo a lenda grega, foi até à Cólquida em busca do Velo de Ouro.Argonautas eram tripulantes da nau Argo que, segundo a lenda grega, foi até à Cólquida em busca do Velo de Ouro.
    Argonautas eram tripulantes da nau Argo que, segundo a lenda grega, foi até à Cólquida em busca do Velo de Ouro.

    Nela,relata as viagens em auto mar e os sonhos dos tripulantes ,que tinham como objetivo de encontrar ouro.Uma frase interessante ,que diz;"navegar é preciso,viver não é preciso".

    ResponderExcluir
  55. Nesta postagem mostra o momento histórico do modernismo no seculo xx que se refere a euforia burguesa, e a falencia de ideias do decorrente sofrimento humano provocado pelas guerras mundiais de 1914 a 1918 1939 e 1945.

    A musica de Caetano Veloso tem uma letra maravilhosa que inclue poesia e romance que nos faz refletir e ver a vida com outros olhos.

    Colégio Ceprog
    Aluna: Maria José
    Série:3ºA
    Prof: Raimar.

    ResponderExcluir
  56. Nesta postagem mostra vários momntos históricos a onde inclue obras e seus escritores e suas importantes caractristicas e tambem a musica de Caetano veloso é muito boa a onde leva nos a olhar a musica com outros olhos a onde inclue poesias prosas e etc.
    É muito boa.
    Colegio: Ceprog
    Aluna: Jessica Rocha
    Seria: 3ºA
    Prof: Raimar

    ResponderExcluir
  57. CEPROG ALUNO:MARCO AURELIO SERIE 3 ANO 'A' A musica retrata sobre os portugueses,que tinha que deixa suas famílias,para descobrir novos continentes ,por isso que fala que navegar e preciso,viver não e preciso.QUE primeiro tinha que fazer novas descobertas para o seu país e depois em segundo plano seus familiares

    ResponderExcluir
  58. CEPROG
    Docente: Raimar Leite
    Discente : Milena Lima Silva
    3° C

    Os Argonautas
    Ao todo eram cinqüenta argonautas. Os que ficaram conhecidos na literatura eram:
    Jasão; ,o nemesis de pelias.
    Acasto, primo de Jasão, filho de Pélias;
    Idmon, o adivinho, filho de Apolo;
    Castor e Pólux, os dióscuros (gêmeos filhos de Zeus);
    Calais semi-deus do vento, filhos de Bóreas,
    Zetes, irmão de Calais;
    Anfião;
    Etalides, filho do deus Hermes;
    Argos, o Gigante Armador, que foi o construtor do navio e seu piloto;
    Ascalafos, filho do deus Ares e rei de Orcômene;
    Atalanta, mulher que tentou embarcar disfarçada de homem, mas foi descoberta por Jasão;
    Autólico, um ladrão filho do deus Hermes e avô materno de Ulisses;
    Laertes, pai de Ulisses;
    Butes, filho de Téleon;
    Équion, filho de Hermes;
    Eufemo, filho de Poseidon;
    Euríalo;
    Héracles ou Hércules, filho de Zeus;
    Iolau, sobrinho de Hércules;
    Hilas, discícipulo de Hércules;
    Poias, amigo de Hércules;
    Filoctetes, filho de Poias;
    Idas e Linceu, os gêmeos rivais de Castor e Pólux;
    Oileu, pai de Ajax;
    Meléagro;
    Orfeu, o poeta que desceu aos Infernos, filho de Apolo e da musa Calíope, inspiradora da literatura;
    Peleu, pai de Aquiles;
    Télamon, irmão de Peleu;
    Palemon, o reparador, filho de Hefesto capaz de consertar praticamente tudo;
    Poriclimeno, filho de Poseidon, que tinha o poder de se metamorfosear em qualquer animal marinho;
    Talau, rei de Argos;
    Tífis, timoneiro que acabou morto durante a viagem;
    Anceu, timoneiro que revezava enquanto Tífis dormia;
    Ergino, timoneiro que revezava com Anceu e que substituíra Tífis, quando este morrera;
    Anfiarau, adivinho célebre;
    Admeto, filho do rei Feres.
    Teseu, matou o minotauro.

    ResponderExcluir
  59. ALUNA:LUANA AGUILAR RIBEIRO
    SÉRIE:3 ANO A

    Essa música de Caetano Veloso trata-se de um dos mais bonitos poema da canção popular brasileira,em uma época de repressão com tendência a abertura politica.retrata a luta de tripulantes com um unico objetivo encontrar pessoas que buscavam o velo de o ouro,navegando no oceano e passando por grandes aventuras

    ResponderExcluir
  60. ALUNA:ÉRICA TORQUATO DIAS
    SÉRIE:3ANO A

    Todos nos sabemos que argonautas eram tripulantes que viviam no mar em navios com um objetivo que era encontrar velos de ouro.assim como os argonautas somos nos com sonhos objetivos mesmo que não seja para encontrar ouro mas se persistente é o bastante.

    ResponderExcluir
  61. Centro Educacional Prof. Rômulo Galvão
    Aluna: Rayane Dos Santos Soares
    Série: 3 ano C

    Caetano Veloso - Os Argonautas

    Os Argonautas eram uma tripulação de heróis que ajudaram Jason velas do navio Argo em busca do Velocino de Ouro na mitologia grega. Ao longo do caminho, Jason e os Argonautas funcionou em um número de interessante, emocionante e, às vezes perigosas aventuras que tem sido dito em vários mitos gregos durante séculos. Os Argonautas pode ser visto em vasos gregos e em outras obras de arte a partir da Grécia Antiga, e eles também aparecem em muitas peças gregas, tanto como parte da tripulação do Argo e como indivíduos.

    Segundo a lenda, Jason foi condenada a recuperar a Golden Fleece para recuperar o seu legítimo trono depois se foi usurpada. O desafio era suposto ser realmente impossível, e que certamente viria a revelar-se difícil, uma vez que Jason teve de lutar com todos os tipos de ameaças de guerras para Sirenes em seu caminho para chegar a Golden Fleece. Aquando do seu regresso, Jason finalmente valorizado o seu trono, depois de passar por vários testes, mas ele morreu miserável e sozinho quando parte da então muito cariadas Argo desabou sobre ele.

    ResponderExcluir
  62. ALUNA:FLÁVIA TOLENTINO
    ANO:3°C

    OS argonautas ele eram tripulantes de grandes navegações.e a musica nos passa a entender que suas viagens eram muito risco.
    mas o refrão mostra claramente que para os argonautas,á aventura era mais importante e não importaria se isso iria coloca suas vidas em riscos eles não importavam por que ele sentiam prazer no que faziam.

    ResponderExcluir
  63. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  64. CEPROG
    DOCENTE:Raimar Leite
    DISCENTE:Ruan Felipe O. De Jesus
    Série:3°A

    CAETANO VELOSO

    Eu analiso esta Musica sob a ótica da precisão. Navegar sim é uma coisa precisa, ou deveria ser pelo menos para chegar ao lugar desejado com exatidão. Já as nossas vidas não.

    Quantas vezes nos vemos traçando planos, sonhando, imaginando, nos preparando para aquilo que gostaríamos que fosse e quando menos percebemos o mundo inteiro deu voltas e nada sai como imaginamos antes.

    Quem somos nós para acharmos que somos os senhores do nosso destino? Quanta prepotência de nossa parte.

    Mas de certa forma acredito que é isso que torna a vida divertida. A chance de faze algo novo, todo dia, de poder mudar tudo o tempo todo, o fato de sermos independentes, espontâneos, impulsivos.

    Todos esses aspectos da imprecisão da vida, que nos fazem navegar sem bússola e nem astrolábios, seguindo o nosso destino com o nosso coração e a intuição... sempre navegando pois:

    “Navegar é preciso; viver não é preciso”

    ResponderExcluir
  65. ceprog
    docentes:Raimar leite
    decentes:Elisangela viana costa
    sèrie:3ºB



    Os argonautas descrevem a perigosa expedição rumo à Cólquida em busca do Velocino de Ouro. Um arauto foi enviado por toda a Grécia a fim de agregar heróis que estivessem dispostos a participar da difícil empreitada. Dessa forma, aproximadamente cinqüenta jovens se apresentaram, todos eles heróis de grandes renome e valor.
    “navegar e preciso,viver não e preciso’’.A vida è incalculável no sentido de momentos,decisões e medidas.A vida não è exata, não è precisa não sabemos como será o dia de amanhã, ou quando morreremos.Ainda assim, vou percorrer por um caminho mais distante.

    ResponderExcluir
  66. ceprog
    serie:3A
    Ivan Nascimento Cordeiro Junior
    Essa musica deixa bem clara a ideia das aventuras que eram vividas por aqueles tripulantes que na musica somos nos,na musica tambem fica explicito o nosso cotidiano,aonde a maioria que faz de seus sonhos realidade.

    ResponderExcluir
  67. CEPROG:
    SÉRE:3ªANO TURMA:A
    ALUNO:ADELINO DE SOUZA

    CAETANO VELOSO-OS ARGANAUTOS

    Os arganautos o que pude observar é que os tripulantes vivam em busca de riqueza em auto mar.
    Na musica que ele canta tem uma frase muito interressante que é:"Navegar é preciso". viver não é preciso.
    Quem somos nós para acharmos que somos os senhores do nosso destino?
    A musica diz a respeito do cotidiano deles, que por fim era triste e muito monótono, sentiam saudade do porto e saudade do barulho da cidade dos automóveis brilhantes, diferente do barco sujo e silencioso.

    30/11/2010 10:45

    ResponderExcluir
  68. Centro Educacional Profssor Romulo Galvao
    Serie:3A
    Nome: Jeneferson Queiros Santos

    CAETANO VELOSO-OS ARGANAUTOS

    viver no sentido mais pleno é preciso correr atrás de seus objetivos quantas vez nos vemos trocando planos,sonhando,imaginando,nos preparando para aquilo que gostaríamos que fosse quando menos percebemos o mundo inteiro deu voltas nada são como imaginamos antes..

    ResponderExcluir
  69. Liceo de Solymar 1.
    Martín Pereyra.

    La frase original, en latín, se la atribuye la historia a Pompeyo, para arengar a sus marinos, temerosos de hacerse a la mar por el clima amenazante. Pero yo creo que la canción de Caetano se refiere a la historia de un VAMPIRO!!! Su larga existencia, que no es vida, pudo llevarlo a ser un argonauta en la antigüedad, quizá el propio Pompeyo, viajando en su ataúd en la bodega de una nave, hasta el presente de autos brillantes. Por eso para él, navegar era preciso, pero no vivir.

    ResponderExcluir