Queridos discentes e visitantes,
Fiquei muito feliz e agradecida à DEUS com a receptividade de vocês diante dos estudos feitos, os comentários postados e a dedicação por parte de cada visitante nas atividades sobre a 2ª e 3ª GERAÇÃO DO MODERNISMO.
Com isso acredito cada vez mais na pontecialidade de cada um de vocês e por tudo isso continuo dizendo que vocês podem tudo.
AGORA MEU CONVITE É PARA QUE JUNTOS FAÇAMOS A DIFERENÇA:
Nós podemos muito, nós podemos mais, vamos juntos então adentrarmos o mundo maravilhoso da literatura GRACILIANA, na obra - VIDAS SECAS - pois sei que podemos tudo, vamos lá prá ver o que será, o que terá, e viajarmos no espetáculo que é desevndar mistérios dentro da literatura.
EM CONTAGEM REGRESSIVA VAMOS LÁ .......
AGORA É COM VOCÊS ...............
CONVIDEM AMIGOS, DIVULGEM SEU APRENDIZADO E POSTEM SEUS COMENTÁRIOS.
quarta-feira, 11 de agosto de 2010
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ResponderExcluirCEPROG
ResponderExcluirKÁTIA SILVA DE OLIVEIRA
3°A
DOCENTE: RAIMAR LEITE
2° GERAÇÃO MODERNISTA DO BRASIL
POESIA
Começa no ano de 1930 com a publicação de alguma poesia, de Carlos Drummond de Andrade, termina em 1945 com a morte de Mário de Andrade.
CARACTERISTICAS
* Prolonga a profunda as propostas e realizações de 1992.
* Concilia nacionalismo e universalismo.
* Poesia: poetas de cosmo visão.
* prosa: Neo-Realismo.
* Engajamento dos escritores nas questões sóciopolíticos do seu tempo.
PRINCIPAIS ESCRITORES E OBRAS (poesia)
* Vinicius de Moraes, o poeta de Eros (Poema dos olhos da amada).
* Cecília Meireles, a poeta de essências delicadas e sutis (Reinvenção).
* Murilo Mendes, o poeta surrealista (Pré-História)
* Jorge de lima, o poeta - profeta (Anunciação e encontro de Mira-Celi).
* Carlos Drummond de Andrade (Política Literária).
PROSA
* Graciliano Ramos (São Bernardo) e (Vidas Secas)
* Érico Veríssimo (Caminhos Cruzados)
* Jorge Amado (Gabriela Cravo e Canela).
* José Lins do Rego (Fogo Morto)
3° Geração MODERNISTA DO BRASIL
Início: 1945 termino: 1969
CARACTERISTICAS
*Retrocesso em relação às conquistas de 1922.
* Volta ao passado: revalorização da rima da métrica vocabulário erudito e das referencia mitológicas.
* Passadismo, academicismo.
* Introdução de uma nova cultura internacional nas letras brasileiras.
PRINCIPAIS ESCRITORES E OBRAS
* João Guimarães Rosa (Saga rama)
* Clarice Lispector (O lustre)
* João Cabral de Melo Neto (Morte e Vida Severina).
CARACTERÍSTICAS DA OBRA
ResponderExcluirDe maneira geral, sus romances caracterizam-se pelo inter-relacionamento entre as condições sociais e a psicologia das personagens; ao que se soma uma linguagem precisa , “enxuta” e despojada, de períodos curtos mas de grande força expressiva.
Seu romance de estreia, Caetés (1933), gira em torno de um caso de adultério ocorrido numa pequena cidade do interior nordestino e não está à altura das obras subseqüentes.
São Bernardo (1934), uma de suas obras-primas, narra a ascensão de Paulo Honório, rico proprietário da fazenda São Bernardo. Com o objetivo de ter um herdeiro Paulo Honório casa-se com Madalena, uma professora de idéias progressistas. O ciúme e a incompreensão de Paulo Honório levam-na ao suicídio.
ALINE FERREIRA DOS ANTOS
ResponderExcluir3 ANO B MATUTINIO.
CEPROG
Ceprog.
ResponderExcluirAna Paula Souza Conceição do 3° ano A. Matutino.
Raimar:
Vidas secas é o título do romance do escritor brasileiro Graciliano Ramos, publicado em 1938, considerado por muitos como a maior obra do autor.No que diz respeito à estrutura, o livro apresenta treze capítulos, dentre os quais alguns podem até ser lidos em outra ordem (romance desmontável), que não a impressa no livro. Entretanto, alguns capítulos, como o primeiro, "mudança", e o último, "fuga", devem ser lidos nesta ordem. Esses dois capítulos reforçam a ideia de que toda a miséria que circunda os personagens de "Vidas Secas" representa um ciclo, em que, quando menos se espera, a situação se agrava e a família é obrigada a se retirar, repetidas e repetidas vezes.
A obra de Graciliano pode ser considerada um marco para a literatura brasileira, em especial o Modernismo Brasileiro, visto que há a implícita (e, em alguns casos, até explícita) crítica social a toda pobreza no sertão nordestino, que atinge uma boa parcela da população, e que, de fato, acaba por prejudicar todo o país, impedindo maiores desenvolvimentos. Há a tentativa, portanto, de se mostrar a desarticulação dessa região com o resto do país (um Brasil pobre dentro de todo o Brasil).
O próprio título da obra, se analisado corretamente, nos dará pistas importantes da mensagem que Graciliano quer passar: "Vidas" se opõe a "Secas" pois a primeira tem sentido de abundância, enquanto, a segunda, de vazio, de falta, configurando um paradoxo (ou "oxímoro", oposição de ideias resultando em uma construção de sentido ilógico). Além disso, denotativamente, o adjetivo "secas" se refere a "vidas", e, dessa forma, teria o sentido de que a família sofre com a seca. Por outro lado, conotativamente, pode-se relacionar aquele adjetivo a uma vida privada, miserável.
Poliana Abreu Conceição 3° ano A. Matutino.
ResponderExcluirRaimar:
A OBRA - O livro faz um retrato brutal da dura existência no sertão nordestino, em que bichos e homens são igualados na tentativa de sobreviver às agruras da seca. A família de Fabiano tem que enfrentar
a realidade do sertanejo, não somente dos desafios advindos de uma
natureza inóspita, mas também a exclusão proporcionada pela sociedade, incapaz de garantir uma vida digna a
determinados grupos sociais que se tornam alvo das normatizações existentes.
A obra não se caracteriza por uma mera exposição de flagelos, mas sim da constituição de um amplo painel sobre as
relações humanas e das pessoas inseridas em um ambiente hostil, que fustiga o corpo e mente, levando o homem aos seus limites na busca pela sobrevivência, agravada pela inexistência da atuação estatal, aumentando o sentimento de exclusão do nordestino.
Nesse sentido, Vidas Secas se caracteriza como um documento atinente à vida do sertanejo, expondo conflitos internos que levam o ser humano a encontrar na sua resistência o único fator para garantir sua subsistência, num ambiente pouco propício a essa condição, como também ao abandono do Estado.
Roque marques saA OBRA - O livro faz um retrato brutal da dura existência no sertão nordestino, em que bichos e homens são igualados na tentativa de sobreviver às agruras da seca. A família de Fabiano tem que enfrentar
ResponderExcluira realidade do sertanejo, não somente dos desafios advindos de uma
natureza inóspita, mas também a exclusão proporcionada pela sociedade, incapaz de garantir uma vida digna a
determinados grupos sociais que se tornam alvo das normatizações existentes.
A obra não se caracteriza por uma mera exposição de flagelos, mas sim da constituição de um amplo painel sobre as
relações humanas e das pessoas inseridas em um ambiente hostil, que fustiga o corpo e mente, levando o homem aos seus limites na busca pela sobrevivência, agravada pela inexistência da atuação estatal, aumentando o sentimento de exclusão do nordestino.
ntos
ROQUE MARQUES SANTOS
ResponderExcluirSERIE/TURMA;3ANO B
Professora:Raimar
Colegio:Centro educacional professor romulo galvao
Turno:Matutino
CEPROG
ResponderExcluirAluna: Jessica Francielle
Serie: 3ºB , Matutino
Segunda geração modernista poesia
Foi um amplo movimento cultural que repercutiu fortemente sobre a cena artística e a sociedade brasileira na primeira metade do século XX, sobretudo no campo da literatura e das artes plásticas. Em termos culturais amplos, trata-se de um momento de busca de novos caminhos: filosóficos, sociais, políticos, existenciais. Na literatura, a segunda geração modernista e expressão desse momento.
Momento histórico:
→ Desgaste da política do café-com-leite (crise das oligarquias cafeeiras).
→Quebra da bolsa de Nova Ioque (1929)
→Revolução de 30
→Industrialização
→Remodelação da estrutura econômica agro portador
Características literárias da segunda geração modernista brasileira:
→Prolonga e aprofunda as aprofundadas propostas e realizações.
→Concilia elementos da tradicional e da modernidade.
→Concilia nacionalismo e universalismo
→Poesia; poeta de cosmovisao
→ Engajamento dos escritores nas questões sociopolíticas de seu tempo
Iniciada em 1930, como a publicação de alguma poesia, de Carlos Drummond de Andrade, e encerrada em 1945, a segunda geração modernista incorpora as conquistas de 22. Os versos livres, liberdade de temas, a introdução do prosaico, do coloquial entre outros.
Os gêneros literários, as formas poéticas fixas, como soneto, e também os estilos tradicionais voltam a aparecer como – neo-simbolismo de Cecília Meireles, no neo- parnasismo de Jorge de Lima e o neo- romantismo de Vinícius de morais.
Outro traço na prosa e na poesia, e a mudança de enfoque quando a temática nacionalista de 22, que dominava na década de 20.
Principais poetas da segunda geração modernista:
•Vinicius de Morais - que iniciou como um poeta simbolista católico mais que se transformou em um poeta romântico por conta de seus relacionamentos amorosos.
Uma de suas obras que se destaca e O caminho para a distancia (1933).
•Cecília Meireles - Uma poetisa voltada para questão espiritual das essências da imortalidade. Ela tem fortes elementos simbolistas com traços estilísticos que tem sido chamado de pos- simbolismo.
Uma de suas obras que se destaca e Vaga musicam.
• Muriolo Mendes - ele inciou com poemas humorísticos mais com o decorrer do tempo evoluiu para uma dimensão surrealista. Um poeta cosmmico e social místico e ao mesmo tempo erótico.
Uma de suas obras que se destacam: Mundo enigma (1945)
CEPROG
ResponderExcluirAluna: Jessica Franciele, 3ºB, matutino
...CONTINUAÇAO!
Terceira geração modernista brasileira
No Brasil, a essa geração de escritores dá-se o nome de 3ª geração modernista. Esse início da segunda metade do século 20 tem um momento cultural muito rico, pois as produções literárias, marcadas por todas essas novidades, diversificavam-se; acabava o predomínio da poesia da 1ª geração ou da prosa (2ª geração). Gêneros literários convivem, são feitos experimentos temáticos e lingüísticos, e muitos dos textos escritos para os jornais (as crônicas) começam a crescer e ganhar status de literatura.
Momentos históricos da terceira geração modernista
Trata-se de uma era de “democratização” que se estendeu ate 1964, quando ocorreu o golpe militar.
Fatos históricos:
→ Retorno de Getulio Vargas a presidência (1951-1954)
→Mandato de jucelino Kubitschek (1956-1961)
→ Fundação de Brasília, nova capital política dos pais
→ Jânio Quadros na presidência (1961-março de 1964)
→ Predominância de modelos políticos populistas.
→ Nacionalismo como bandeira esquerdizante.
→ Naciolnal-desenvolvimento X reação das classes conservadoras.
→Interesse pela cultura popular X cosmopolitismo.
Características:
→ retrocesso em relação às conquistas de 1922.
→ Volta ao passado: revalorização da rima, da métrica, do vocabulário erudito e das referencias mitológicas.
→ Passadismo, academicismo.
→ Introdução de uma nova cultura internacional das letras brasileiras.
Principais autores:
→João Guimarães Rosa – estreou com o conto Sagarana(1946). Ele tratava de um cojunto de
Saga historias de aventura, de amor e mistério.
→ Clarice Lispector – estreou com a literatura brasileira com Perto do coração selvagem, ela escrevia romances pelo qual causou estranha criticas pela novidade que trazia. Uma de suas obras foi O leste (1946).
→ João Cabral de Melo – estreou com a coletânea Pedras do sono,
CEPROG
ResponderExcluirAlunas: Aline Ferreira Dos Santos e Gabriela Oliveira Santana
Serie:3° ano Turma:”B”
Prof°: Raimar Leite
Síntese da 2°e 3° Geração Modernista Brasileira
A SEGUNDA GERAÇÃO MODERNISTA:
Momento histórico da segunda geração modernista brasileira:com o desgaste da política do café-com-leite,que caracterizou a primeira republica,a crise política das oligarquias e a quebra da bolsa de Nova Iorque.
Características literárias da segunda geração modernista brasileira:Foi iniciada no ano de 1930,com a publicação da poesia de Carlos Drummond de Andrade.
• Concilia elementos da tradição e elementos da modernidade.
• Engajamento dos escritores nas questões sóciopolíticos de seu tempo.
• Concilia nacionalismo e universalismo.
Principais escritores e obras da segunda geração modernista brasileira:
Vinicius de Morais:O poeta de erros,nasceu e faleceu no Rio de Janeiro formou em direito,iniciou-se na poesia como um poeta de traço,simbolistas,católico de grupo denominado festa,do qual participava Cecília Meireles.
Cecília Meireles: A poeta de essências delicada sutis,carioca como Vinicius,ela passou a infância no Rio,em contato com sua avó materna,açoriana.Professora primária dedicou-se ao magistério.
Murilo Mendes: O poeta surrealista,e mineiro de Juiz de for,ele sempre se caracterizou pela inquietação.Iniciou sua obra com poemas humorísticos que satirizam a história de Brasil,n mesma perspectiva crítico-parádica de Oswald de Andrade,evolui para uma dimensão surrealista sem igual em nossa literatura.Em 1934,convertido ao catolicismo,passou a defender uma arte que transmitisse conteúdos religiosos de forma radicalmente nova.
Jorge de Lima:O poeta-profeta; estudou a humanidade de Maceió e medicina em Salvador e no Rio de Janeiro, tendo exercido a profissão em Maceió e também no Rio.tendo começado com sonetista neoparnasiano, ele é uma poeta do tom profético e exclamativo que lembra os antigos sacerdotes, profetas ou vates,poetas da antiguidade grega que, possuídos pelas musas, faziam ressoar no mundo humano o universo sagrado dos deuses.
Carlos Drummond de Andrade:O poeta da encravação do real, a mais viva expressão da unidade entre a geração, Carlos o poeta da encravação e do real, começou escrevendo sobre temas cotidianos, em linguagem coloquial e concisa, no estilo dos poemas-piadas que iniciaram o modernismo.
A TERCEIRA GERAÇÃO MODERNISTA:
Momento histórico da terceira geração modernista brasileira:Considerando-se 1945,ano da deposição de Getulio Vargas, o inicio de um novo período político-social em nosso país.Trata-se de uma era de “democratização”,que se estende até 1964, quando ocorreu o golpe militar. FATOS HISTORISCOS IMPORTANTES:
• O fim do estado novo(1945)
• Características literárias da terceira geração modernista Brasileira :
A geração de 45, é, sentido,passadista, acadêmica inexpressiva em termos de grandes autores e grandes obras, mesmo abordando temas contemporâneos.
• Passadismo, academicismo.
Principais escritores e obras da terceira geração modernista brasileira:
João Guimarães Rosa (1908-1967)
Entrou em sagarana(1946),que renova o conto brasileiro.Trata-se de um conjunto de sagas – historias de aventura de amor, de mistério_ que universalizam e fecundam de vida, de humanidade, os confins do sertão.
Clarice Dispector (1920-1977)
Considerando uma escritora complexa e avessa as classificações de grandes projeção no Brasil e no exterior, Clarice nasceu em Tchetchelnik,aldeia de UCRÂNIA .De família Judia emigrou com o pai a mãe e as duas irmãs para o Brasil aos dois meses de idade.Ela estreou na literatura brasileira com perto do coração selvagem romance que calcou estranheza a critica pela novidade que trazia.
João de Cabral de Melo Neto:
Ele nasceu no Recife, e diplomado de carreira, em 1969 foi eleito para academia de letras Brasileira.Ele estreou poesia em 1942, com a coletânea pedra do sono, escrevendo depois outras obras,sempre marcadas pela precisão arquitetônica e pela estrema economia verbal.
Centro Educacional Prof. Romulo Galvão
ResponderExcluirSerie: 3ºc
Alunas: Ana Claudia do Nascimento Ferraz e Miriã de Souza
Bom podemos concluir que a segunda geração modernismo foi muito importante e foi marcada por ter correspondido ao fim da 2º guerra mundial em 1945. segundo a pedagoga Marcia Guttin O ano de 1945 foi especialmente importante para o Brasil literário, pois também é o ano da morte de Mário de Andrade o grande artista, poeta e teórico do modernismo. Com sua morte, encerram-se, simbolicamente, as primeiras vanguardas que realizaram a Semana de Arte.
e alem disso
, o Brasil se modernizava como aliás corria no mundo todo. E todos olhavam para os Estados Unidos, que crescia como potência.
Ceprog
ResponderExcluirAlunas: Miriã de Souza e Ana Claudia
Serie: 3º C
A 3º geraçaõ Modernista no Brasil teve início da segunda metade do século 20 tem um momento cultural muito rico pois as produções literárias,foram marcadas por todas essas novidades, diversificavam-se; acabava o predomínio da poesia da 1ª geração ou da prosa 2ª geração. Gêneros literários conviveram , são feitos experimentos temáticos e linguísticos, e muitos dos textos escritos para os jornais as crônicas começam a crescer e ganhar status de literatura.
Este foi um excelente momento esse, pois ao mesmo tempo em que a prosa romance, conto buscava caminhos para prosseguir, renovando brilhantemente as técnicas de expressão como fizeram Guimarães Rosa e Clarice Lispector, a poesia moderna encontrava ainda maior profundidade de temas, de preocupação social e investigação psicológica, com Carlos Drummond de Andrade, Murilo Mendes, Cecília Meireles, João Cabral de Melo Neto, Vinicius de Moraes entre outros.
Bjao d ANA CLAUDIA E MIRIÃ DE SOUZA. 3º C
Ceprog
ResponderExcluirAlunas : Ana Claudiado NAscimento Ferraz E Miriã de Souza
Os Principais autores do modernismo no Brasil foram:
Carlos Drummond de Andrade
Murilo Mendes (1902-1975)
Jorge de Lima (1898-1953)
Vinícius de Moraes
RachelJosé Lins do Rego (1901 - 1957 de Queiroz
Graciliano Ramos (1892-1953
Jorge Amado
Érico Veríssimo
Obrigada BJAo de Ana CLaudia e Miriã de Souza do 3ºc......