quarta-feira, 11 de agosto de 2010

NÓS PODEMOS MUITO, NÓS PODEMOS MAIS....

Queridos discentes e visitantes,

Fiquei muito feliz e agradecida à DEUS com a receptividade de vocês diante dos estudos feitos, os comentários postados e a dedicação por parte de cada visitante nas atividades sobre a 2ª e 3ª GERAÇÃO DO MODERNISMO.

Com isso acredito cada vez mais na pontecialidade de cada um de vocês e por tudo isso continuo dizendo que vocês podem tudo.


AGORA MEU CONVITE É PARA QUE JUNTOS FAÇAMOS A DIFERENÇA:

Nós podemos muito, nós podemos mais, vamos juntos então adentrarmos o mundo maravilhoso da literatura GRACILIANA, na obra - VIDAS SECAS - pois sei que podemos tudo, vamos lá prá ver o que será, o que terá, e viajarmos no espetáculo que é desevndar mistérios dentro da literatura.

EM CONTAGEM REGRESSIVA VAMOS LÁ .......

AGORA É COM VOCÊS ...............


CONVIDEM AMIGOS, DIVULGEM SEU APRENDIZADO E POSTEM SEUS COMENTÁRIOS.

14 comentários:

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  2. CEPROG
    KÁTIA SILVA DE OLIVEIRA
    3°A
    DOCENTE: RAIMAR LEITE

    2° GERAÇÃO MODERNISTA DO BRASIL

    POESIA

    Começa no ano de 1930 com a publicação de alguma poesia, de Carlos Drummond de Andrade, termina em 1945 com a morte de Mário de Andrade.

    CARACTERISTICAS

    * Prolonga a profunda as propostas e realizações de 1992.
    * Concilia nacionalismo e universalismo.
    * Poesia: poetas de cosmo visão.
    * prosa: Neo-Realismo.
    * Engajamento dos escritores nas questões sóciopolíticos do seu tempo.

    PRINCIPAIS ESCRITORES E OBRAS (poesia)

    * Vinicius de Moraes, o poeta de Eros (Poema dos olhos da amada).
    * Cecília Meireles, a poeta de essências delicadas e sutis (Reinvenção).
    * Murilo Mendes, o poeta surrealista (Pré-História)
    * Jorge de lima, o poeta - profeta (Anunciação e encontro de Mira-Celi).
    * Carlos Drummond de Andrade (Política Literária).

    PROSA

    * Graciliano Ramos (São Bernardo) e (Vidas Secas)
    * Érico Veríssimo (Caminhos Cruzados)
    * Jorge Amado (Gabriela Cravo e Canela).
    * José Lins do Rego (Fogo Morto)

    3° Geração MODERNISTA DO BRASIL
    Início: 1945 termino: 1969

    CARACTERISTICAS

    *Retrocesso em relação às conquistas de 1922.
    * Volta ao passado: revalorização da rima da métrica vocabulário erudito e das referencia mitológicas.
    * Passadismo, academicismo.
    * Introdução de uma nova cultura internacional nas letras brasileiras.

    PRINCIPAIS ESCRITORES E OBRAS

    * João Guimarães Rosa (Saga rama)
    * Clarice Lispector (O lustre)
    * João Cabral de Melo Neto (Morte e Vida Severina).

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  3. CARACTERÍSTICAS DA OBRA

    De maneira geral, sus romances caracterizam-se pelo inter-relacionamento entre as condições sociais e a psicologia das personagens; ao que se soma uma linguagem precisa , “enxuta” e despojada, de períodos curtos mas de grande força expressiva.
    Seu romance de estreia, Caetés (1933), gira em torno de um caso de adultério ocorrido numa pequena cidade do interior nordestino e não está à altura das obras subseqüentes.
    São Bernardo (1934), uma de suas obras-primas, narra a ascensão de Paulo Honório, rico proprietário da fazenda São Bernardo. Com o objetivo de ter um herdeiro Paulo Honório casa-se com Madalena, uma professora de idéias progressistas. O ciúme e a incompreensão de Paulo Honório levam-na ao suicídio.

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  4. ALINE FERREIRA DOS ANTOS
    3 ANO B MATUTINIO.
    CEPROG

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  5. Ceprog.
    Ana Paula Souza Conceição do 3° ano A. Matutino.

    Raimar:

    Vidas secas é o título do romance do escritor brasileiro Graciliano Ramos, publicado em 1938, considerado por muitos como a maior obra do autor.No que diz respeito à estrutura, o livro apresenta treze capítulos, dentre os quais alguns podem até ser lidos em outra ordem (romance desmontável), que não a impressa no livro. Entretanto, alguns capítulos, como o primeiro, "mudança", e o último, "fuga", devem ser lidos nesta ordem. Esses dois capítulos reforçam a ideia de que toda a miséria que circunda os personagens de "Vidas Secas" representa um ciclo, em que, quando menos se espera, a situação se agrava e a família é obrigada a se retirar, repetidas e repetidas vezes.
    A obra de Graciliano pode ser considerada um marco para a literatura brasileira, em especial o Modernismo Brasileiro, visto que há a implícita (e, em alguns casos, até explícita) crítica social a toda pobreza no sertão nordestino, que atinge uma boa parcela da população, e que, de fato, acaba por prejudicar todo o país, impedindo maiores desenvolvimentos. Há a tentativa, portanto, de se mostrar a desarticulação dessa região com o resto do país (um Brasil pobre dentro de todo o Brasil).
    O próprio título da obra, se analisado corretamente, nos dará pistas importantes da mensagem que Graciliano quer passar: "Vidas" se opõe a "Secas" pois a primeira tem sentido de abundância, enquanto, a segunda, de vazio, de falta, configurando um paradoxo (ou "oxímoro", oposição de ideias resultando em uma construção de sentido ilógico). Além disso, denotativamente, o adjetivo "secas" se refere a "vidas", e, dessa forma, teria o sentido de que a família sofre com a seca. Por outro lado, conotativamente, pode-se relacionar aquele adjetivo a uma vida privada, miserável.

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  6. Poliana Abreu Conceição 3° ano A. Matutino.

    Raimar:

    A OBRA - O livro faz um retrato brutal da dura existência no sertão nordestino, em que bichos e homens são igualados na tentativa de sobreviver às agruras da seca. A família de Fabiano tem que enfrentar
    a realidade do sertanejo, não somente dos desafios advindos de uma
    natureza inóspita, mas também a exclusão proporcionada pela sociedade, incapaz de garantir uma vida digna a
    determinados grupos sociais que se tornam alvo das normatizações existentes.

    A obra não se caracteriza por uma mera exposição de flagelos, mas sim da constituição de um amplo painel sobre as
    relações humanas e das pessoas inseridas em um ambiente hostil, que fustiga o corpo e mente, levando o homem aos seus limites na busca pela sobrevivência, agravada pela inexistência da atuação estatal, aumentando o sentimento de exclusão do nordestino.

    Nesse sentido, Vidas Secas se caracteriza como um documento atinente à vida do sertanejo, expondo conflitos internos que levam o ser humano a encontrar na sua resistência o único fator para garantir sua subsistência, num ambiente pouco propício a essa condição, como também ao abandono do Estado.

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  7. Roque marques saA OBRA - O livro faz um retrato brutal da dura existência no sertão nordestino, em que bichos e homens são igualados na tentativa de sobreviver às agruras da seca. A família de Fabiano tem que enfrentar
    a realidade do sertanejo, não somente dos desafios advindos de uma
    natureza inóspita, mas também a exclusão proporcionada pela sociedade, incapaz de garantir uma vida digna a
    determinados grupos sociais que se tornam alvo das normatizações existentes.

    A obra não se caracteriza por uma mera exposição de flagelos, mas sim da constituição de um amplo painel sobre as
    relações humanas e das pessoas inseridas em um ambiente hostil, que fustiga o corpo e mente, levando o homem aos seus limites na busca pela sobrevivência, agravada pela inexistência da atuação estatal, aumentando o sentimento de exclusão do nordestino.

    ntos

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  8. ROQUE MARQUES SANTOS
    SERIE/TURMA;3ANO B
    Professora:Raimar
    Colegio:Centro educacional professor romulo galvao
    Turno:Matutino

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  9. CEPROG
    Aluna: Jessica Francielle
    Serie: 3ºB , Matutino

    Segunda geração modernista poesia

    Foi um amplo movimento cultural que repercutiu fortemente sobre a cena artística e a sociedade brasileira na primeira metade do século XX, sobretudo no campo da literatura e das artes plásticas. Em termos culturais amplos, trata-se de um momento de busca de novos caminhos: filosóficos, sociais, políticos, existenciais. Na literatura, a segunda geração modernista e expressão desse momento.
    Momento histórico:
    → Desgaste da política do café-com-leite (crise das oligarquias cafeeiras).
    →Quebra da bolsa de Nova Ioque (1929)
    →Revolução de 30
    →Industrialização
    →Remodelação da estrutura econômica agro portador

    Características literárias da segunda geração modernista brasileira:
    →Prolonga e aprofunda as aprofundadas propostas e realizações.
    →Concilia elementos da tradicional e da modernidade.
    →Concilia nacionalismo e universalismo
    →Poesia; poeta de cosmovisao
    → Engajamento dos escritores nas questões sociopolíticas de seu tempo
    Iniciada em 1930, como a publicação de alguma poesia, de Carlos Drummond de Andrade, e encerrada em 1945, a segunda geração modernista incorpora as conquistas de 22. Os versos livres, liberdade de temas, a introdução do prosaico, do coloquial entre outros.
    Os gêneros literários, as formas poéticas fixas, como soneto, e também os estilos tradicionais voltam a aparecer como – neo-simbolismo de Cecília Meireles, no neo- parnasismo de Jorge de Lima e o neo- romantismo de Vinícius de morais.
    Outro traço na prosa e na poesia, e a mudança de enfoque quando a temática nacionalista de 22, que dominava na década de 20.
    Principais poetas da segunda geração modernista:
    •Vinicius de Morais - que iniciou como um poeta simbolista católico mais que se transformou em um poeta romântico por conta de seus relacionamentos amorosos.
    Uma de suas obras que se destaca e O caminho para a distancia (1933).
    •Cecília Meireles - Uma poetisa voltada para questão espiritual das essências da imortalidade. Ela tem fortes elementos simbolistas com traços estilísticos que tem sido chamado de pos- simbolismo.
    Uma de suas obras que se destaca e Vaga musicam.
    • Muriolo Mendes - ele inciou com poemas humorísticos mais com o decorrer do tempo evoluiu para uma dimensão surrealista. Um poeta cosmmico e social místico e ao mesmo tempo erótico.
    Uma de suas obras que se destacam: Mundo enigma (1945)

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  10. CEPROG
    Aluna: Jessica Franciele, 3ºB, matutino


    ...CONTINUAÇAO!

    Terceira geração modernista brasileira

    No Brasil, a essa geração de escritores dá-se o nome de 3ª geração modernista. Esse início da segunda metade do século 20 tem um momento cultural muito rico, pois as produções literárias, marcadas por todas essas novidades, diversificavam-se; acabava o predomínio da poesia da 1ª geração ou da prosa (2ª geração). Gêneros literários convivem, são feitos experimentos temáticos e lingüísticos, e muitos dos textos escritos para os jornais (as crônicas) começam a crescer e ganhar status de literatura.
    Momentos históricos da terceira geração modernista
    Trata-se de uma era de “democratização” que se estendeu ate 1964, quando ocorreu o golpe militar.
    Fatos históricos:
    → Retorno de Getulio Vargas a presidência (1951-1954)
    →Mandato de jucelino Kubitschek (1956-1961)
    → Fundação de Brasília, nova capital política dos pais
    → Jânio Quadros na presidência (1961-março de 1964)
    → Predominância de modelos políticos populistas.
    → Nacionalismo como bandeira esquerdizante.
    → Naciolnal-desenvolvimento X reação das classes conservadoras.
    →Interesse pela cultura popular X cosmopolitismo.

    Características:
    → retrocesso em relação às conquistas de 1922.
    → Volta ao passado: revalorização da rima, da métrica, do vocabulário erudito e das referencias mitológicas.
    → Passadismo, academicismo.
    → Introdução de uma nova cultura internacional das letras brasileiras.

    Principais autores:
    →João Guimarães Rosa – estreou com o conto Sagarana(1946). Ele tratava de um cojunto de
    Saga historias de aventura, de amor e mistério.
    → Clarice Lispector – estreou com a literatura brasileira com Perto do coração selvagem, ela escrevia romances pelo qual causou estranha criticas pela novidade que trazia. Uma de suas obras foi O leste (1946).
    → João Cabral de Melo – estreou com a coletânea Pedras do sono,

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  11. CEPROG
    Alunas: Aline Ferreira Dos Santos e Gabriela Oliveira Santana
    Serie:3° ano Turma:”B”
    Prof°: Raimar Leite


    Síntese da 2°e 3° Geração Modernista Brasileira

    A SEGUNDA GERAÇÃO MODERNISTA:
    Momento histórico da segunda geração modernista brasileira:com o desgaste da política do café-com-leite,que caracterizou a primeira republica,a crise política das oligarquias e a quebra da bolsa de Nova Iorque.
    Características literárias da segunda geração modernista brasileira:Foi iniciada no ano de 1930,com a publicação da poesia de Carlos Drummond de Andrade.
    • Concilia elementos da tradição e elementos da modernidade.
    • Engajamento dos escritores nas questões sóciopolíticos de seu tempo.
    • Concilia nacionalismo e universalismo.
    Principais escritores e obras da segunda geração modernista brasileira:
    Vinicius de Morais:O poeta de erros,nasceu e faleceu no Rio de Janeiro formou em direito,iniciou-se na poesia como um poeta de traço,simbolistas,católico de grupo denominado festa,do qual participava Cecília Meireles.
    Cecília Meireles: A poeta de essências delicada sutis,carioca como Vinicius,ela passou a infância no Rio,em contato com sua avó materna,açoriana.Professora primária dedicou-se ao magistério.
    Murilo Mendes: O poeta surrealista,e mineiro de Juiz de for,ele sempre se caracterizou pela inquietação.Iniciou sua obra com poemas humorísticos que satirizam a história de Brasil,n mesma perspectiva crítico-parádica de Oswald de Andrade,evolui para uma dimensão surrealista sem igual em nossa literatura.Em 1934,convertido ao catolicismo,passou a defender uma arte que transmitisse conteúdos religiosos de forma radicalmente nova.
    Jorge de Lima:O poeta-profeta; estudou a humanidade de Maceió e medicina em Salvador e no Rio de Janeiro, tendo exercido a profissão em Maceió e também no Rio.tendo começado com sonetista neoparnasiano, ele é uma poeta do tom profético e exclamativo que lembra os antigos sacerdotes, profetas ou vates,poetas da antiguidade grega que, possuídos pelas musas, faziam ressoar no mundo humano o universo sagrado dos deuses.
    Carlos Drummond de Andrade:O poeta da encravação do real, a mais viva expressão da unidade entre a geração, Carlos o poeta da encravação e do real, começou escrevendo sobre temas cotidianos, em linguagem coloquial e concisa, no estilo dos poemas-piadas que iniciaram o modernismo.
    A TERCEIRA GERAÇÃO MODERNISTA:
    Momento histórico da terceira geração modernista brasileira:Considerando-se 1945,ano da deposição de Getulio Vargas, o inicio de um novo período político-social em nosso país.Trata-se de uma era de “democratização”,que se estende até 1964, quando ocorreu o golpe militar. FATOS HISTORISCOS IMPORTANTES:
    • O fim do estado novo(1945)
    • Características literárias da terceira geração modernista Brasileira :
    A geração de 45, é, sentido,passadista, acadêmica inexpressiva em termos de grandes autores e grandes obras, mesmo abordando temas contemporâneos.
    • Passadismo, academicismo.
    Principais escritores e obras da terceira geração modernista brasileira:
    João Guimarães Rosa (1908-1967)
    Entrou em sagarana(1946),que renova o conto brasileiro.Trata-se de um conjunto de sagas – historias de aventura de amor, de mistério_ que universalizam e fecundam de vida, de humanidade, os confins do sertão.
    Clarice Dispector (1920-1977)
    Considerando uma escritora complexa e avessa as classificações de grandes projeção no Brasil e no exterior, Clarice nasceu em Tchetchelnik,aldeia de UCRÂNIA .De família Judia emigrou com o pai a mãe e as duas irmãs para o Brasil aos dois meses de idade.Ela estreou na literatura brasileira com perto do coração selvagem romance que calcou estranheza a critica pela novidade que trazia.
    João de Cabral de Melo Neto:
    Ele nasceu no Recife, e diplomado de carreira, em 1969 foi eleito para academia de letras Brasileira.Ele estreou poesia em 1942, com a coletânea pedra do sono, escrevendo depois outras obras,sempre marcadas pela precisão arquitetônica e pela estrema economia verbal.

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  12. Centro Educacional Prof. Romulo Galvão
    Serie: 3ºc
    Alunas: Ana Claudia do Nascimento Ferraz e Miriã de Souza


    Bom podemos concluir que a segunda geração modernismo foi muito importante e foi marcada por ter correspondido ao fim da 2º guerra mundial em 1945. segundo a pedagoga Marcia Guttin O ano de 1945 foi especialmente importante para o Brasil literário, pois também é o ano da morte de Mário de Andrade o grande artista, poeta e teórico do modernismo. Com sua morte, encerram-se, simbolicamente, as primeiras vanguardas que realizaram a Semana de Arte.
    e alem disso
    , o Brasil se modernizava como aliás corria no mundo todo. E todos olhavam para os Estados Unidos, que crescia como potência.

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  13. Ceprog
    Alunas: Miriã de Souza e Ana Claudia
    Serie: 3º C

    A 3º geraçaõ Modernista no Brasil teve início da segunda metade do século 20 tem um momento cultural muito rico pois as produções literárias,foram marcadas por todas essas novidades, diversificavam-se; acabava o predomínio da poesia da 1ª geração ou da prosa 2ª geração. Gêneros literários conviveram , são feitos experimentos temáticos e linguísticos, e muitos dos textos escritos para os jornais as crônicas começam a crescer e ganhar status de literatura.
    Este foi um excelente momento esse, pois ao mesmo tempo em que a prosa romance, conto buscava caminhos para prosseguir, renovando brilhantemente as técnicas de expressão como fizeram Guimarães Rosa e Clarice Lispector, a poesia moderna encontrava ainda maior profundidade de temas, de preocupação social e investigação psicológica, com Carlos Drummond de Andrade, Murilo Mendes, Cecília Meireles, João Cabral de Melo Neto, Vinicius de Moraes entre outros.
    Bjao d ANA CLAUDIA E MIRIÃ DE SOUZA. 3º C

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  14. Ceprog

    Alunas : Ana Claudiado NAscimento Ferraz E Miriã de Souza

    Os Principais autores do modernismo no Brasil foram:
    Carlos Drummond de Andrade
    Murilo Mendes (1902-1975)
    Jorge de Lima (1898-1953)
    Vinícius de Moraes
    RachelJosé Lins do Rego (1901 - 1957 de Queiroz
    Graciliano Ramos (1892-1953
    Jorge Amado
    Érico Veríssimo


    Obrigada BJAo de Ana CLaudia e Miriã de Souza do 3ºc......

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